Início Ciência No Canadá, drones irão plantar 40 mil árvores em 1 mês

No Canadá, drones irão plantar 40 mil árvores em 1 mês

1440
0

Já imaginou a tecnologia a favor da restauração florestal? Pois é exatamente isso que está acontecendo no Canadá: drones vão sobrevoar uma área em Toronto que foi atingida por um incêndio com o objetivo de plantar 40 mil árvores. E tudo em um mês!

Flash Forest é o nome da empresa canadense que tem tomado a frente da ação. A meta é plantar um bilhão de árvores até 2028 – o que pode parecer impossível, mas com a ajuda da tecnologia tudo se torna real. Eles garantem que conseguem plantar 10 vezes mais rápido e com 20% dos custos das técnicas tradicionais.

A TECNOLOGIA NO REFLORESTAMENTO

Especialistas afirmam que plantar árvores é a maneira mais rápida e barata de frear as mudanças climáticas. Mas para isso, nesse momento, a ajuda tecnológica é algo que faz toda e total diferença.

A empresa utiliza software de mapeamento aéreo, tecnologia de drones, pneumática, automação e ciência ecológica – o que nos mostra que somente força física não faz com que eles cheguem a meta esperada.

O projeto tem trazido resultados satisfatórios: em outubro de 2019 a companhia plantou 165 árvores em apenas três minutos com o uso de um único drone. Não parece fantástico? Mas claro que, após o plantio, a empresa também acompanha toda a evolução.

A verdade é que os drones podem auxiliar em inúmeras coisas. O que antes parecia algo extremamente futurístico, hoje já faz diferença nas nossas vidas! Monitoração, fiscalização e preservação ambiental são alguns dos exemplos de áreas em que essa tecnologia tem atuado.

Texto originalmente publicado em ciclovivo e adaptado pela equipe do blog Educadores.