Início Curiosidades O chocolate vai acabar? Entenda por que estão dizendo isso!

O chocolate vai acabar? Entenda por que estão dizendo isso!

134
0

Você é fã de chocolate? Se sim, imagine só viver sem ele. Que horror! E muitos dizem que o chocolate vai acabar. Mas você entende por quais razões estão espalhando por aí essa informação? É o que vamos te dizer hoje.

O cacau presente no chocolate é de difícil cultivo. Poucas regiões no mundo são capazes de cultivá-lo, e com as mudanças climáticas que vêm ocorrendo fica tudo mais difícil ainda.

Espera-se que essas as áreas propícias para o cultivo hoje (como o Equador) se tornem mais quentes e secas nas próximas décadas. Portanto, no ano de 2050 pode não haver cacau suficiente para produzir chocolate. Somente a Costa do Marfim e o Gana produzem mais da metade de todo o cacau do mundo, porém, bastaria que a temperatura subisse mais de 2ºC, para inviabilizar a sua produção. Não parece um pouco alarmante?

As principais razões pelas quais especialistas acreditam que o chocolate vai acabar incluem:

Seca

A mudança climática é um dos principais fatores que afetam o cultivo de chocolate e é que, de acordo com um relatório do Institute for Innovative Genomics da Universidade da Califórnia (EUA), prevê-se que a seca reduza a quantidade de terra adequada para o cultivo de cacau em menos de 40 anos.

Cultivo complexo do cacau

O cacaueiro é nativo de áreas tropicais e só cresce bem em climas totalmente úmidos, com uma estação seca mais curta e chuvas regulares.

Assim, 90% do cacau é cultivado em pequenas propriedades familiares. Sua colheita não é fácil, as vagens do cacau não amadurecem ao mesmo tempo e as árvores devem ser submetidas a monitoramento contínuo. Aliás, para fazer um quilo de chocolate, é preciso toda a colheita de uma árvore.

Incidência de pragas no cacau

O cacau, que é uma planta silvestre, está sendo danificado por insetos e infecções fúngicas. Na bacia amazônica, as árvores “aprenderam” a manejar os patógenos da região, mas a introdução da árvore na África pelos colonizadores europeus no século XIX não ocorreu da mesma forma.

Alta demanda de chocolate

Atualmente, a maioria dos indivíduos que habita o planeta consome mais chocolate do que em anos anteriores. De acordo com um relatório do Euromonitor, a demanda global por chocolate atingiu 7.450 toneladas em 2016-2017, um aumento de 10% em relação aos cinco anos anteriores.

Dificuldade de abastecimento

Segundo dados da Organização Internacional do Cacau, o mercado dessa matéria-prima tem oscilado entre superávits e déficits de oferta nas últimas duas décadas.

Em uma pesquisa da Bloomerg, descobriu-se que a oferta global de grãos de cacau poderia exceder a demanda em 97.500 toneladas na temporada 2017-2018. Os preços do cacau estão caindo. Em 1970 o seu custo ultrapassava os 4 mil dólares a tonelada, atualmente o seu preço ronda os 2 mil e 100 dólares.

Texto originalmente publicado em segredosdomundo e adaptado pela equipe do blog Educadores.