Início Ciência Juventude eterna? Cientistas afirmam ter encontrado a chave para o rejuvenescimento

Juventude eterna? Cientistas afirmam ter encontrado a chave para o rejuvenescimento

57
0

A ciência está em constante evolução. Recentemente três equipes de pesquisa independentes desvendaram os segredos da rejuvenescimento físico e cognitivo. Quer saber mais? Vem com a gente!

 Os pesquisadores descobriram uma proteína humilde com habilidades extraordinárias: a PF4. Ela pode ser o “santo graal” da juventude, uma molécula capaz de reverter o tempo. 

A primeira pesquisa foi publicada na ilustre revista Nature.  pesquisadores transfundiram ratos velhos com uma pequena quantidade de sangue de seus homólogos mais jovens e observaram uma melhoria notável nas condições físicas e habilidades cognitivas. 

Já a segunda pesquisa apresenta a proteína “klotho”. Essa “proteína da longevidade” promove a liberação de hormônios que atuam como efetores rejuvenescedores no corpo.

E a terceira linha de descobrimentos é o exercício físico. Isso mesmo! Você deve se exercitar para ter aspecto jovem. Os benefícios cognitivos ligados à atividade física são mediados pelo PF4. 

Os dois últimos estudos sugerem que as proteínas, embora com nomes diferentes, podem na verdade ser a mesma coisa, apenas fabricadas de maneira diferente. Essas descobertas inovadoras oferecem um vislumbre de um futuro em que o envelhecimento possa não ser um declínio inevitável, mas um processo que pode ser compreendido, manipulado e até revertido. Já pensou?

Texto originalmente publicado em misteriosdomundo e adaptado pela equipe do blog Educadores.