Início Ciência Chuva com drone? É o que será feito em locais onde...

Chuva com drone? É o que será feito em locais onde há falta de água

449
0
White drone with camera flying in spring mountains

Os drones podem ter um novo utilitário interessante. Eles foram pensados ​​para serem usados ​​desta maneira engenhosa: como geradores de chuva. Já pensou?

Como funciona esses drones gerando chuva?

Esses dispositivos terão uma carga elétrica, que será liberada em uma nuvem. A ideia é dar às gotas nas nuvens a capacidade de se agruparem. Assim, quando as gotas se juntam, têm peso para cair como uma garoa.

O uso de drones para reflorestar o planeta já foi discutido anteriormente . Para isso, eles lançam sementes em áreas com perda de vegetação . Da mesma forma, nos Estados Unidos está planejado o uso de drones para distribuir livros para crianças durante o confinamento .

Já para o caso de causar chuvas,  esses aparelhos não contam apenas com carga elétrica: acontece que eles estão equipados com iodeto de sal e prata. Dessa forma, o resultado é muito mais efetivo na geração de precipitação.

Vários testes já foram feitos. Espera-se apenas ter a aprovação final para iniciar uma campanha de chuva. A idéia é erar risco de chuvas moderadas para melhorar a quantidade de vegetação., sempre tomando os devidos cuidados para não se ultrapassar os limites da natureza.

Depois que os drones forem aplicados dessa maneira, a idéia é estender essas aplicações para regiões de secas. É um grande investimento e uma tecnologia que pode ser muito útil.

Atualmente, os drones tem sido usados ​​para tirar fotos aéreas e vídeos . Eles também são excelentes dispositivos de vigilância. Porém, suas virtudes de ser controlado remotamente e com grande facilidade estão sendo cada vez mais utilizadas.

Texto originalmente publicado em bioguia e adaptado pela equipe do blog Educadores.