Início Psicologia 5 coisas que você nunca deveria dizer ao seu filho

5 coisas que você nunca deveria dizer ao seu filho

19235
0


Não há receitas prontas de bolo na hora de educar um filho e, existe muita gente dando palpites para os pais e, a maioria fica se saber se está certa ou não, a forma como falam com seus filhos. Especialistas na criação de filhos e Psicopedagogos afirmam que algumas frases os pais nunca deveriam usar com seus filhos. Entre elas:

Você é muito preguiçoso
Quando seu filho dorme demais, não faz absolutamente nada em casa para ajudar e se recusa a sair para visitar parentes ou passear, você pode até se irritar e chamá-lo de preguiçoso. Mas antes de falar isso você deve investigar o que está acontecendo, porque a criança está tão desmotivada? porque ela está estressada e desorganizada nas suas tarefas diárias? Procure conversar com a criança, porque humilhá-la poderá agravar o problema, e se a situação continuar a ocorrer bom mesmo é procurar a opinião de um especialista.

É do meu jeito ou rua
A Universidade de New Hampshire, realizou um estudo com os filhos de pais autoritários, aqueles que são implacáveis na hora de fazer valer as suas normas e regras, sem ouvir a opinião, as explicações e os porquês, e constatou que estas crianças terão uma predisposição a serem mais desrespeitosos e encrenqueiros do que o habitual. Os especialistas afirmam que ter regras é bom, mas a conversa e interação respeitosa e de duas vias com os filhos também é primordial.

Quando seu pai chegar em casa você vai ver
Eu mesma ouvi muitas vezes este tipo de frase na minha infância, mas o Psicólogo Jeffrey Bernstein, alerta para as consequências deste adiamento de tomada de decisão, pois tornará as crianças mais desafiadoras e sujeitas a tentar escapar da responsabilidade por suas ações, pois terão tempo de pensar e argumentar até que a bronca ou castigo seja imposto. Ele alerta que o ideal é tomar uma atitude imediata e apropriada para o ocorrido com a criança , que aprenderá de forma mais eficiente.

Engole este choro
Todos temos sentimentos e temos que entender que o choro faz parte do desenvolvimento comportamental das crianças quando estão frustradas, chateadas ou mesmo com medo. Os sentimentos das crianças não podem ser desprezados e suas emoções não devem criar embaraço ou vergonha à ela. Mandar uma criança parar de chorar sem procurar entender os motivos não a ajudará a lidar com estes sentimentos de modo positivo, de acordo com estudiosos em educação infantil.

Como você é burro
Você é tão egoísta, distraído, burro, desajeitado, encrenqueiro, chorão e assim por diante, são muitos adjetivos que alguns pais utilizam para tratar com seus filhos quando estão chateados. O ideal é não rotular a criança, porque isto ficará incrustado no cérebro da criança e de repente ele é internalizado e a criança pode passar uma vida toda acreditando que o que ouviu é uma verdade. Procurar compreender o porque do comportamento da criança em determinadas situações é a melhor solução do que usar qualquer palavra negativa.