Início Comportamento 3 sinais de alerta que alguém com cicatrizes psicológicas lhe dá

3 sinais de alerta que alguém com cicatrizes psicológicas lhe dá

430
0

Lidar com cicatrizes psicológicas não é algo que alguém deve tomar de ânimo leve. Você deve sempre tentar fazer o seu melhor para ajudar as pessoas feridas que estão lutando para voltar ao caminho certo. Mas isso não significa que você deva aceitar todo o comportamento tóxico deles. Não importa o quanto você se importe com alguém, você nunca deve deixar um narcisista ou outra pessoa tóxica chegar até você.

Geralmente as pessoas que têm cicatrizes psicológicas não crescem para serem as mais legais. Isso não significa que eles são inerentemente maus. No fundo, eles podem até ser as pessoas mais legais do mundo, mas não são as pessoas mais calorosas que você conhecerá. Não é exatamente culpa deles se crescerem introvertidos e frios. E, se você olhar bem de perto, verá que muitos sinais podem mostrar quem elas realmente são. Se você prestar atenção nas coisas sutis, verá que as cicatrizes dele são mais profundas do que parecem.

O que são cicatrizes psicológicas

Todo mundo tem algum tipo de cicatriz psicológica. Alguns se curaram. Outros não. Mas essas pessoas devem lidar com seus problemas e seu passado. Por outro lado, algumas pessoas lutam para se curar e às vezes não conseguem facilmente. Claro, ninguém pode culpar as pessoas por não serem capazes de se curar de um trauma. O problema é quando as pessoas usam esse trauma para legitimar seus comportamentos inadequados.

Ainda assim, as cicatrizes psicológicas são muito reais e podem afetar toda a vida e o bem-estar de uma pessoa. Essas cicatrizes são o resultado de eventos traumáticos. O trauma pode assumir muitas formas. No entanto, muitas vezes remonta a eventos que aconteceram na infância de uma pessoa.

O trauma que deixa cicatrizes muitas vezes remonta à infância

Quando as coisas acontecem com as pessoas durante seus primeiros anos de vida, os efeitos tendem a permanecer para sempre. Isso ocorre porque os cérebros das crianças estão se desenvolvendo e ainda sendo moldados, então tudo o que os afeta permanecerá. Isso não significa que os adultos não possam ser afetados por eventos traumáticos. Ainda assim, para a maioria das pessoas, as cicatrizes psicológicas vêm de uma idade mais jovem.

Eventos traumáticos geralmente resultam de abuso, seja físico, emocional ou psicológico. Ou podem ser situações de risco de vida, acidentes como acidentes de carro, desastres naturais ou atos de violência como assalto à mão armada.

3 sinais de alerta de alguém com cicatrizes psicológicas

Eles exibem os traços de um narcisista

Qualquer um que tenha lidado com uma pessoa com cicatrizes psicológicas lhe dirá por experiência própria que essas pessoas exibem tendências narcisistas. Uma vez que alguém passa por um evento traumático, seu cérebro automaticamente adota comportamentos mais egoístas na tentativa de protegê-los. Quando as pessoas estão feridas, seus cérebros precisam encontrar maneiras de lidar com a dor e reorganizar suas vidas. Esse comportamento excessivamente protetor pode rapidamente sair do controle.

Eles não confiam nas pessoas

Isso provavelmente não é uma surpresa, mas as pessoas que sofrem lesões e traumas não acham fácil confiar. Se você foi abusado, que evidências você tem de que existem pessoas que se importam com você? Você viveu toda a sua vida sendo traído e ferido emocionalmente ou fisicamente. Em algum momento, você começará a acreditar que todas as pessoas estariam dispostas a tratá-lo dessa maneira.

Eles não vão dizer às pessoas quando algo os está incomodando. Eles não vão pedir ajuda ou falar sobre suas vidas pessoais. E, o mais importante, eles sempre esperarão o pior. Eles provavelmente acreditarão que todos os mentirão ou os trairão. Essas pessoas não vão trazer algo novo para sua vida.

Eles lutam contra o abuso de substâncias

Provavelmente, o maior sinal que diz que alguém não pode lidar com um trauma psicológico é que está lutando contra o abuso de substâncias. Claro, o abuso de substâncias não significa necessariamente que alguém está lidando com coisas obscuras. Algumas pessoas ficam viciadas porque gostam da emoção de usar. Outros se tornam viciados devido à sua origem socioeconômica. Ainda assim, abuso de substâncias e trauma estão intimamente ligados.

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.