Início Psicologia Zangado o tempo todo sem motivo aparente? Veja um motivo provável para...

Zangado o tempo todo sem motivo aparente? Veja um motivo provável para sua irritação

149
0

Sentir raiva o tempo todo sem motivos aparentes não parece algo normal, certo? Sentir raiva, vontade de brigar com todos ao redor, é um sentimento não saudável e que pode afastar as pessoas de você, mesmo que você não queira. Mas quando você não entende o por quê desse sentimento, fica mais difícil controlá-lo. Vamos te mostrar por que você deve estar se sentindo assim com essa frequência.

Porque fico com raiva o tempo todo e sem motivo?

Uma explicação é que você tem limites fracos. Você diz sim quando realmente quer dizer não. Você faz coisas pelos outros que não se sente confortável em fazer. Você está constantemente exausto.

Com isso, você pode ter a sensação de que as pessoas se aproveitam de você, e não percebe que você mesmo faz parte dessa dinâmica.

Outros motivos:

Você não está dormindo bem

Talvez você esteja se afogando em listas de tarefas intermináveis e não conseguindo descansar. Isso também deixa qualquer um estressado, mesmo que aparentemente não exista problema algum na sua vida.

Depressão

Chorar o tempo todo e não sair da cama não é o único sintoma de depressão. A irritabilidade também é comum.

Talvez seja ansiedade

Pessoas com alta ansiedade muitas vezes têm que trabalhar muito para controlar seu próprio estado emocional interno. Isso é desgastante e leva a irritação.

Problemas de relacionamento

Alguns psicoterapeutas relatam ter visto muitas pessoas e casais que estão com raiva devido a problemas de relacionamento. 

Talvez você não sinta apoio

Expectativas com as pessoas podem sempre levar a decepções e, se você não souber lidar com elas, a raiva toma conta e você explode.

A raiva traz à tona um problema profundo

“Cindy”, uma mulher na casa dos 30 anos parecia feliz, positiva e exausta. Cindy era uma excelente cuidadora e tinha grande empatia por todos (exceto ela mesma). Ela tem dois filhos com deficiência. Seu marido raramente a ajudava. Com isso, certa vez, Cindy se revoltou contra os filhos e explodiu. Mesmo amando-os mais que tudo na vida, mesmo querendo fazer todos felizes. Por que? Bem, por que estava esgotada.

A frustração trazida pela falta de ajuda, pela falta de carinho, por todo o esforço que somente Cindy fazia para manter tudo em ordem, se extrapolou quando atingiu o limite. É isso que a raiva é: uma extrapolação de sentimentos incômodos.

Dicas para controlar a raiva de maneira eficaz

  • Esteja ciente de seus primeiros sinais de alerta de raiva. (Isso pode ser diferente para cada pessoa).
  • Expresse suas emoções sem culpar a outra pessoa.
  • Planeje com antecedência para lidar com situações difíceis.
  • Respire fundo para permanecer no momento.
  • Observe os pensamentos negativos que provocam sua irritação.
  • Peça ajuda se estiver com dificuldades.
  • Faça uma pausa quando a situação começar a piorar. Diga à pessoa que você gostaria de continuar a conversa assim que ela (ou ambos) se acalmarem.

Texto originalmente publicado emlavidalucida adaptado pela equipe do blog Educadores.