Início natureza O Sol é o antidepressivo natural mais eficaz contra a tristeza

O Sol é o antidepressivo natural mais eficaz contra a tristeza

273
0
carefree woman dancing in the sunset on the beach. vacation vitality healthy living concept

Você tem dúvidas do poder do sol? Bem, a deficiência de vitamina D é um dos fatores que causam desequilíbrio na psique, e o Sol tem plenas condições de resolver este problema.

A exposição  à luz solar ou outra exposição à luz brilhante para aumentar profundamente a produção de serotonina, uma substância química do cérebro que é um potente intensificador do humor. Mas que pesquisa relatou isso? Vejamos.

A PESQUISA

A mais notável pesquisa nesse ramo surge com  Dr. Gavin Lambert e seus colegas na Austrália, que mediram os níveis de serotonina em resposta a vários graus de luz brilhante. Eles coletaram amostras de sangue das veias jugulares internas de 101 homens e compararam a concentração de serotonina no sangue com as condições climáticas e estações do ano. 

Os resultados foram notáveis: os homens que se mediram em um dia muito claro produziram oito vezes mais serotonina do que aqueles que se mediram em um dia nublado e sombrio. Eles também observaram que o efeito da luz brilhante foi imediato e que não houve transferência de um dia para o outro. Os níveis de serotonina também eram sete vezes mais elevados no verão do que no inverno.

A INFLUÊNCIA DO SOL

A falta de exposição solar em alguns países nórdicos é uma das principais causas de depressão nos habitantes, a ponto de que durante vários invernos são prescritas doses de vitamina D por três meses para combater os efeitos físicos causados ​​pela ausência do sol. Você já imaginou ter de viver em um lugar onde não bate nunca a luz do sol?

Só consigo vitamina D com o sol?

Ela pode vir em formato sintético, em cápsulas de vitamina D. No entanto, por meio da alimentação é extremamente difícil pois só é encontrada em peixes gordurosos, alguns cogumelos e soja orgânica.

A forma mais eficaz, sem dúvida, é através do sol.

COMO ME BENEFICIAR DO SOL PARA COMBATER DEPRESSÃO

Vá ao parque, faça caminhadas! Ande de bicicleta, pratique algum esporte ao ar livre. Além de você estar exposto ao sol, você ainda distrai seus pensamentos quando ocupa seu tempo com atividades do tipo.

Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog Educadores.