Início Comportamento Quando alguém te engana mais de uma vez, a culpa já não...

Quando alguém te engana mais de uma vez, a culpa já não é somente dela

1294
0

É fato que estamos rodeados de pessoas com falta de caráter e que acabam machucando os outros sem nenhum escrúpulo. A quebra de confiança em alguém é uma das razões mais difíceis de superar um relacionamento, fazendo com que muitas vezes os enganados se autosabotem e fingem perdoar o que, no fundo, não esqueceram. Tudo em prol de estar ao lado daqueles por quem se sentem emocionalmente dependentes.

É claro que é importante perdoar e seguir em frente. É importante se jogar em relacionamentos com intensidade, esperar o melhor das pessoas e das situações. Também precisamos viver e termos esperança, certo? Afinal, é a esperança que move o mundo e as pessoas!

No entanto, nem sempre se jogar em determinadas situações seja uma boa ideia. Principalmente quando essa situação é uma segunda chance a alguém que já lhe enganou.

Quando uma pessoa começa a sacanear a gente, acende aquela inconfundível luzinha vermelha bem na frente de nossos inocentes narizinhos e a gente vê. Nós sabemos bem quando estão a nos enganar – e mesmo assim, às vezes, não queremos acreditar.

Escolhemos fingir que os sinais não existem. Escolhemos ignorá-los, na esperança de que o mal seja apenas uma cisma… e é aí que está o NOSSO erro.

Devemos entender que ser enganado faz parte da vida, mas é nesses momentos que devemos APRENDER. Foi um erro confiar em alguém? O que você fez para deixar passar tantos detalhes? Precisamos aprender a nos blindar dessa gente, a colocar limites claros e intransponíveis.

Portanto, em caso de ter sido feito de besta, se afaste. Delete a pessoa da sua vida, bloqueie, finja que nunca existiu. E entenda que se a mesma pessoa te enganar mais de uma vez, a culpa não será mais 100% dela.

Texto originalmente publicado em asomadetodosafetos e adaptado pela equipe do blog Educadores.