Início Comportamento Bibliotecário lê livros por telefone para idosos em casas de repouso da...

Bibliotecário lê livros por telefone para idosos em casas de repouso da Espanha

608
0

Na Biblioteca Municipal Pedro Lorenzo, em Soto del Real, Madri,  Juan Sobrino trabalha diariamente. Uma das atividades que desempenha é ir até casa de idosos para ler para eles. Ele e mais outros funcionários fazem isso desde 2015, mas com a pandemia este ano tudo ficou bem mais complicado.

Então Juan teve a ideia de ler livros por telefone e criou o Cuentos por teléfono. “”Pensei nos idosos, que são os mais vulneráveis ​​à Covid-19 e que não podem sair de casa com frequência, e também naqueles que estão em lares de cuidado especial e não podem receber visitas de familiares ou amigos”, contou Juan para a prefeitura.

E por incrível que pareça, em meio a tantos problemas, um avanço foi obtido: com a leitura via telefone, a frequencia com que ela ocorre acabou aumentando! Agora os idosos podem ouvir as histórias uma vez por semana, já não precisam esperar um mês. Além disso, uma nova melhoria no projeto foi feita: cada voluntário deve ler sempre para a mesma pessoa, no intuito de criar um vínculo entre o leitor e o ouvinte idoso.

A sessões de leitura tem duração de 20 minutos, mas podem se estender caso o ouvinte deseje. Com isso, foi até mesmo necessário um aumento de voluntários para o projeto, pois houve também o aumento da demanda.

Não é interessante?

Texto originalmente publicado em semprefamilia e adaptado pela equipe do blog Educadores.