Início Ciência Pau-Brasil de proporções inéditas é encontrado na Bahia

Pau-Brasil de proporções inéditas é encontrado na Bahia

336
0

Você já imaginou encontrar uma árvore de 600 metros? Pois foi o que aconteceu no dia 22 de novembro, na Bahia. Mas não é apenas uma árvore comum: para ser mais incrível ainda a descoberta, a árvore se trata de um pau-brasil.

A descoberta aconteceu a partir de expedições feitas pelo botânico Ricardo Cardim e Alex Vicintin – mateiro e empreendedor ambiental no município de Itamaraju (BA). Os profissionais pesquisam, desde 2016, árvores gigantes que restaram da Mata Atlântica.

Esse trabalho foi tão especial qu ganhou um livro intitulado ‘Remanescentes da Mata Atlântica’. O fotógrafo Cássio Vasconcellos e o botânico Luciano Zandoná também participaram do livro.

O tamanho da espécie descoberta é muito maior do que os registros de até então. O guia informou que somente um homem da comunidade conhecia como e em qual trecho da floresta a árvore se encontrava. “Explicamos que aquilo era importantíssimo, algo novo para a ciência e que gostaríamos de registrar o que considero patrimônio nacional, bonificando o assentado”, conta Cardim, em entrevista ao Estadão. 

O pau-brasil tem 7,13 metros de diâmetro é quase três vezes maior do que os já tabulados, e mede quase 40 metros de altura.

Texto originalmente publicado em hypeness e adaptado pela equipe do blog Educadores.