Início Curiosidades Entenda o motivo de sofrermos espasmos musculares quando estamos pegando no sono

Entenda o motivo de sofrermos espasmos musculares quando estamos pegando no sono

4298
0

Fenômeno noturno

Você já deve ter passado pela situação de quase estar dormindo e de repente você dá aquele pulo violento na cama. Parece que você tomou um belo susto ou estava sonhando que estava caindo, mas você não estava. Apenas estava quase pegando no sono. Este fenômeno é denominado de espasmo hipnagógico.

Segundo os cientistas, estes espasmos podem acontecer espontaneamente ou pela influência de som ou luz. ­Muitas pessoas dizem ter tido alguma alucinação, sonhos ou até mesmo dizem ter escutado sons que vinham de dentro da cabeça durante o espasmo.

Os espasmos que acontecem no início do sono e são considerados normais. Inclusive, estudos afirmam que 60% a 70% das pessoas sofram com ele. Ou seja, muitos sofrem espasmos hipnagógicos durante a noite, mas nem sempre lembram, principalmente se o movimento não for forte o suficiente para acordar.

Especialistas acreditam que o estresse, cafeína, fadiga e noites mal dormidas possam agravar a intensidade e a frequência dos espasmos noturnos.

Além disso, os cientistas acreditam que estes espasmos façam parte da fase de transição da mente acordada para a mente adormecida. É como se ocorresse uma pequena falha nos nervos, onde se quer ficar acordado, mas se quer dormir.

Uma teoria para estes espasmos é que ele se trata, na verdade, de um reflexo ancestral em que o relaxamento dos músculos durante o sono poderia ser uma ameaça, podendo nos fazer cair de um abrigo. Desta forma o espasmo serviria para nos acordar e nos colocar em estado de alerta.