Início Comportamento O Brasil é campeão em casos de violência contra professores.

O Brasil é campeão em casos de violência contra professores.

3332
0


Professores estão sendo agredidos diariamente, e a situação está descontrolada. Por favor, ajudem os professores.

O índice de violência contra professores vem aumentando e se tornando cada vez mais impossível para os educadores permanecer ensinando, e como consequência desse problema, temos docentes com menos saúde e paz para trabalhar dentro das escolas.

Quem acessa as redes sociais sabe o quanto essas noticias estão se multiplicando, a imprensa noticia casos de violência contra os professores todos os dias.

Um fato muito agressivo ocorreu em uma escola Estadual de Carapicuíba na qual foram arremessados carteiras, livros e outros objetos na professora. Outros casos de vídeos no qual uma mãe espera a professora do lado de fora da escola e a agride fisicamente.

Uma pesquisa realizada sobre a violência na escola realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), envolvendo 100 mil professores, aponta que o Brasil está no topo no requisito violência dentro das instituições de ensino. Na pesquisa 12.5%
relatam ser vítimas de ataques verbais e até mesmo intimidações por parte dos alunos, em São Paulo, por exemplo uma pesquisa pela Globo News, esse número cresceu para 73% em 2018 se comparado com o ano passado. Assim como também uma pesquisa realizada pelo sindicato dos professores diz que mais da metade dos professores da rede estadual de ensino confirmam ter sofrido agressões verbais (44%), seguida por discriminação(9%), bullying (8%), furto/roubo (6%), e agressão física (5%).

Sabemos que a escola é um lugar onde se aprende todos os dias a compreensão, valores e respeito. Entretanto, hoje a realidade dos professores nos leva a uma reflexão, o que está acontecendo para que a violência aumente cada vez mais? Devemos enquanto país analisar que a educação começa no seio da família, depois ela permanece na escola e segue até a velhice. Nunca deixaremos de aprender a tolerância e as práticas de amor e solidariedade humana.

A responsabilidade é de todos, família, escola, sociedade, estado, sendo que não devemos procurar um culpado, mas sim cada um fazendo sua parte. A família com seu papel poderoso em ensinar os valores necessários, a escola ensinando os conteúdos e reforçando os valores familiar e a sociedade somos todos nós, na busca incessante por um mundo melhor.

A violência contra os professores representa o fracasso da sociedade.

O que a violência pode causar aos professores?

Alterações no sono (insônia ou excesso de sono)
 Dor de cabeça
 Náuseas
 Dores muscular
 Sudorese
 Taquicardia
 Estresse
 Baixa imunidade
Danos na socialização, incluindo o afastamento social, gerando insegurança que afetar a confiança no outro, a disposição para se expressar em público, de resolver conflitos e tomar decisões.

Danos à saúde mental também tem se tornado comum.

Até quando quem ensina todos os dias sofrerá descasos e violência diariamente?