Início Ciência É descoberto o vírus que pode ser a principal causa da esclerose...

É descoberto o vírus que pode ser a principal causa da esclerose múltipla

237
0
Antibodies attacking neuron, 3D illustration. Concept of autoimmune neurologic diseases

Após extensa pesquisa, cientistas da Universidade de Harvard fizeram uma descoberta importante na luta contra a esclerose múltipla . Esta é uma descoberta que pode ajudar a preveni-la e até mesmo melhorar a qualidade de vida de quem a sofre.

Mas vamos primeiros entender melhor o que é Esclerose Múltipla?

O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA?

A esclerose múltipla é uma doença autoimune crônica do sistema nervoso , que danifica tanto o cérebro quanto a medula espinhal. Ela danifica a bainha de mielina, o material que envolve e é responsável por proteger as células nervosas.

Isso afeta as mensagens entre o cérebro e o corpo, retardando-as ou bloqueando-as. Como consequência, os sintomas da doença aparecem: problemas de equilíbrio e coordenação, problemas de memória , sensação de dormência e fraqueza muscular são alguns deles. Esta doença afeta aproximadamente 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo , ocorrendo mais em mulheres do que em homens.

UMA DESCOBERTA CHAVE NA LUTA CONTRA A ESCLEROSE MÚLTIPLA

Após 20 anos de pesquisa, especialistas da Universidade de Harvard descobriram o vírus que pode causar a doença. Embora no momento a causa subjacente não seja conhecida, o estudo se concentra em um possível suspeito: o chamado vírus Epstein-Barr.

A pesquisa foi realizada ao longo de duas décadas em dez milhões de militares dos EUA, 955 dos quais foram diagnosticados com esclerose múltipla durante o serviço. 

UM ACHADO ESPERANÇOSO

De acordo com os pesquisadores, “a maioria dos casos de esclerose múltipla pode ser prevenida ao interromper a infecção pelo vírus Epstein-Barr ” . Por sua vez, concluem: “Ir diretamente a ele pode levar à descoberta de uma cura para esta patologia”.

Não é algo que nos enche de esperança?

Texto originalmente publicado em bioguia e adaptado pela equipe do blog Educadores.