Início Comportamento “O segredo da vida é que a vaca não dá leite. É...

“O segredo da vida é que a vaca não dá leite. É você quem tem tirar”. por Mario Sergio Cortella

155
0

Veja a abaixo a transcrição de um trecho do vídeo de Mario Sergio Cortella onde ele fala sobre ensinar e mostrar o esforço que é necessário para se ter as coisas.

“Às vezes, uma pessoa vem até mim com o pretexto de me elogiar, mas, sem querer, ela acaba me ofendendo ao dizer: “Você tem o dom da palavra”. Se eu tenho o dom da palavra significa que eu não tenho mérito nenhum e que não fiz nenhum esforço em relação a isso.

Faz sessenta e dois anos que estou na escola, como aluno e professor; para eu escrever quarenta e dois livros eu tive que ler mais de dez mil livros durante minha vida; a cada dia eu estou em uma cidade ouvindo, aprendendo, refletindo, conversando, errando e voltando… Mas, normalmente, as pessoas só enxergam o resultado disso tudo, dizendo, então, que eu tenho o dom da palavra. Claro que fui abençoado de várias maneiras, mas uma parte disso resulta de uma dedicação e esforço que não me pertenciam, mas que não deixei de trabalhá-los. A cautela vale para mim e para você.

Meus três filhos cresceram com uma ideia que pode até parecer perversa, mas que tem uma natureza pedagógica. Desde que eles eram pequenininhos eu lhes dizia, a cada um em particular, o seguinte: “Quando você fizer doze anos de idade eu vou lhe contar qual é o segredo da vida. Mas, ao ficar sabendo desse segredo, não o conte aos seus irmãos; deixe a hora certa de cada um chegar”. E funcionou, pois todos eles, hoje, têm sucesso, são decentes e têm capacidade de se esforçar e se dedicar.

O André, meu filho mais velho, no dia de seu aniversário, em dezembro, me acordou às 4h da manhã requerendo: “Pai, estou fazendo doze anos. Hoje é o dia em que você vai me contar o segredo da vida”. E eu respondi: “O segredo da vida é que a vaca não dá leite. É você quem tem que tirá-lo”.

Há muitas pessoas que pensam que a vaca dá leite, mas ela não dá. Para dar, é necessário que uma pessoa se levante às 3h30 da manhã, entre no curral, amarre a vaca, segure a teta da vaca e então retire o leite. Se criarmos as novas gerações com a ideia de que vaca dá leite, elas poderão ser medíocres porque aguardarão que as coisas venham até elas. O estudo, a profissão e a competência exigem dedicação, esforço e habilidade.

Às vezes, o seu filho de catorze anos chega até você dizendo: “Pai, não vou fazer faculdade, pois Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg não terminaram a faculdade”. Você, então, deve responder: “Eles largaram Harvard, a melhor universidade do mundo. Um ano em Harvard equivale a trinta em uma ‘uniesquina’ qualquer. Então, primeiramente, você entra em Harvard e depois a larga”. Essa perspectiva é para impedir que as novas gerações e que nós, que temos mais idade, caiamos nesta armadilha que é dizer: “Tudo bem, dá para o gasto”.

É necessário cautela. A mediocridade, na vida, no afeto e na relação, é muito redutora.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do vídeo: Vaca Não Dá Leite – Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina/PR em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP, na qual atuou por 35 anos.

É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.

FONTE provocacoesfilosoficas