Os drones podem ter um novo utilitário interessante. Eles foram pensados para serem usados desta maneira engenhosa: como geradores de chuva. Já pensou?
Como funciona esses drones gerando chuva?
Esses dispositivos terão uma carga elétrica, que será liberada em uma nuvem. A ideia é dar às gotas nas nuvens a capacidade de se agruparem. Assim, quando as gotas se juntam, têm peso para cair como uma garoa.
O uso de drones para reflorestar o planeta já foi discutido anteriormente . Para isso, eles lançam sementes em áreas com perda de vegetação . Da mesma forma, nos Estados Unidos está planejado o uso de drones para distribuir livros para crianças durante o confinamento .
Já para o caso de causar chuvas, esses aparelhos não contam apenas com carga elétrica: acontece que eles estão equipados com iodeto de sal e prata. Dessa forma, o resultado é muito mais efetivo na geração de precipitação.
Vários testes já foram feitos. Espera-se apenas ter a aprovação final para iniciar uma campanha de chuva. A idéia é erar risco de chuvas moderadas para melhorar a quantidade de vegetação., sempre tomando os devidos cuidados para não se ultrapassar os limites da natureza.
Depois que os drones forem aplicados dessa maneira, a idéia é estender essas aplicações para regiões de secas. É um grande investimento e uma tecnologia que pode ser muito útil.
Atualmente, os drones tem sido usados para tirar fotos aéreas e vídeos . Eles também são excelentes dispositivos de vigilância. Porém, suas virtudes de ser controlado remotamente e com grande facilidade estão sendo cada vez mais utilizadas.
Texto originalmente publicado em bioguia e adaptado pela equipe do blog Educadores.