Início Ciência 5 animais que estão evoluindo mais rápido que o normal; dentre eles...

5 animais que estão evoluindo mais rápido que o normal; dentre eles as corujas.

207
0

A teoria da evolução de Darwin é mais recente do que parece, tendo existido apenas por alguns séculos. No entanto, desde então, conseguimos entender como nos tornamos a espécie dominante e por que outras espécies ainda não evoluíram como nós.

São processos que demoram milhões de anos e que não acontecem da mesma forma com todas as espécies. Por exemplo, os crocodilos são os mesmos há cerca de oito milhões de anos, enquanto nós vivemos cerca de dois milhões de anos sem grandes mudanças. 

Mas a verdade é que há outros animais que são um ponto à parte, já que sua rápida evolução não passou despercebida aos cientistas.

Coiotes, lobos e cães

No norte dos Estados Unidos, havia matilhas e matilhas de lobos que foram mortos pelos primeiros europeus a chegar para estabelecer suas casas. Diante dessa mudança, os lobos, com população dispersa, passaram a acasalar com os coiotes da região, razão pela qual em poucos séculos o “coyolobo” se tornou um animal característico da região.

Camarão cego

De acordo com o Dr. Martin Stenger, da Universidade de Rockstock na Alemanha, 200 milhões de anos para o cérebro se transformar como o de diferentes crustáceos que vivem nas profundezas do oceano é um tempo muito curto. Esses animais vivem na área escura, onde a luz não alcança, por isso perderam a visão e desenvolveram o olfato e o tato para se orientarem no que parece um vazio infinito.

Peixe radioativo

No rio Hudson, peixes morrem há décadas por causa da poluição.  Quando expostos aos produtos químicos, os peixes aumentaram sua frequência cardíaca e morreram.  No entanto, uma variedade de bacalhau que ali vive e que mede cerca de 10 centímetros, modificou o seu DNA para suportar os produtos que os humanos deixam em casa.

Lagarto verde

Cerca de 15 anos atrás, lagartos marrons invadiram o ecossistema de lagartos verdes na Flórida, então os lagartos verdes tiveram que começar a se mover em direção às copas das árvores. Em apenas 15 anos e 20 gerações depois, os lagartos verdes vivem muito mais confortáveis ​​nas alturas graças à velocidade com que seus dedos são mais longos e finos e suas escamas mais pegajosas.

Corujas coloridas

A coruja tawny, que pode ser encontrada em muitas partes da Ásia, iniciou um processo evolutivo inesperado devido ao aquecimento global. Suas cores originais, marrom e cinza claro, começam a ter competição, pois devido ao frio, sua plumagem é cada vez mais branca. 

A maioria desses animais está evoluindo por causa do homem, o que significa que nossa passagem pela Terra não só nos afeta irreversivelmente, mas até obrigamos outras espécies a se adaptarem ou desaparecerem. Não é justo, não é?

Texto originalmente publicado em bioguia e adaptado pela equipe do blog Educadores.