Início Beleza Unhas fracas? Saiba como deixá-las fortes e sadias

Unhas fracas? Saiba como deixá-las fortes e sadias

240
0

Saiba como tratar as suas unhas para que fiquem fortes e sadias

Lidar com unhas quebradiças pode ser muito desagradável para nós mulheres, que amamos ter as unhas sempre bem feitas e bonitas. O motivo de termos unhas fracas, quase sempre, é devido às alterações e carências do nosso organismo, especialmente de vitamina A, ferro e zinco. Quem sofre com hipotireoidismo também pode possuir unhas mais finas e frágeis.

Como tratar unhas fracas?

Geralmente, quando as unhas estão enfraquecidas, o cabelo também está. Os fios crescem menos e ficam mais quebradiços. É necessário que prestemos muita atenção nos sinais dados pelo organismo, que nos auxiliam a identificar o que está nos faltando.

A péssima saúde das unhas também pode estar relacionada à diabetes, doenças de pele, gravidez e manuseio de produtos químicos. Além disso, pessoas que necessitam estar em contato com produtos químicos com frequência também podem sofrer com unhas fracas e quebradiças, apresentando até mesmo irritação na pele.

Como tratar as unhas fracas?

Unhas fracas também podem aparecer devido a deficiências na alimentação e até devido ao uso constante de produtos químicos.

Mantenha uma boa alimentação: Nossas unhas necessitam de proteína e podem ser afetadas se o nosso organismo sofrer um desequilíbrio, que pode ser ocasionado por uma dieta pobre ou mal definida. Sendo assim, é necessário investir em uma alimentação rica em cálcio, ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos), vitaminas do complexo B e zinco (nozes, ostras e caranguejo).

Deixar as unhas sem esmalte: Mesmo que por um pequeno período de tempo, é essencial para que as unhas consigam permanecer hidratadas. Atualmente existem, no mercado, cápsulas de reposição nutricional e fortalecedores de unhas que podem auxiliar na saúde delas. Se o problema for externo, bases que contenham queratina e formol a 2% fabricadas em farmácias de manipulação resolvem o problema das unhas fracas.

Use luvas para lavar a louça: Este produto ocasiona a desidratação das unhas, que são compostas essencialmente de queratina.

Como tratar unhas fracas?

Quando for tirar o esmalte, não use acetona: A acetona resseca muito as unhas, as deixando sem brilho e com manchas brancas na superfície. Use sempre o removedor de esmaltes, e depois, lave as mãos e use um hidratante nas unhas. É muito importante não deixar esmalte velho nas unhas. Quando eles começarem a descascar, já é hora de tirar.

Utilize base hidratante antes do esmalte: Bases hidratantes servem para proteger as unhas,  evitando que os componentes do esmalte entrem em contato diretamente com as unhas. Além do mais, pessoas que possuem unhas fracas devem usar bases fortalecedoras que tenham carbonato de cálcio e derivados de quinino.

Como tratar unhas fracas?

Hidrate sempre as mãos e unhas: Quando a unha está desidratada ela quebra e abre suas lâminas facilmente. Portanto, use um poderoso hidratante. O hidratante provoca uma maior maleabilidade das fibras da proteína, impedindo que esta fibra rompa facilmente.

Não retire as cutículas: A cutícula age como proteção à base das unhas para que não haja a entrada de fungos e bactérias e, portanto, não deve ser retirada. O ideal é tirar apenas o excesso. Além disso, cuidado com a espátula de empurrar a cutícula, pois ela pode provocar traumas nas unhas se não for manuseada com o devido cuidado.

Fonte: belezaesaude