Início Bem estar Conheça as 5 frutas mais indicadas para diabéticos

Conheça as 5 frutas mais indicadas para diabéticos

215
0

Saiba quais são as 5 frutas mais benéficas para pessoas com diabetes

Pessoas diagnosticadas com diabetes precisam ter muito cuidado na hora de comer alimentos ricos em açúcar, já que a doença provoca uma maior dificuldade para o organismo em converter o açúcar em energia. Portanto, acaba, muitas vezes, sobrando açúcar na corrente sanguínea que pode provocar muitos problemas como consequência.

Apesar de as frutas serem ricas em vitaminas e minerais, elas são fontes de frutose, um açúcar natural. Mesmo que a frutose impacte nas taxas de açúcar no sangue, ela não será prejudicial, isso se for consumida dentro de uma quantidade esperada de carboidratos na refeição.

Qual a quantidade ideal de frutose?

Assim como as outras pessoas, os diabéticos necessitam comer de três a cinco porções de frutas diariamente. O ideal é fracionar este consumo ao longo do dia. Jamais se deve comer tudo de uma só vez.

Suco ou fruta?

Entre ingerir suco ou a fruta, sempre prefira a fruta. Isso porque a fruta contém uma boa quantidade de fibras, substâncias que não permitem que o açúcar dispare rapidamente na corrente sanguínea. Já quando o alimento é espremido, as fibras acabam se perdendo. Isso não significa que o diabético não pode tomar suco de frutas! Porém, se for tomar, ele não deve exagerar na dose.  

Confira quais são as 5 Frutas mais Indicadas para diabéticos:

1. Maçã

Esta fruta deve ser sempre lembrada por quem tem diabetes. Acontece, que a maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que consegue reter a água e carrega parte dos açúcares diretamente para os intestinos. A pectina também auxilia na redução do mau colesterol (LDL). Além disso, ela contém um baixo índice glicêmico (IG). Consuma a maçã com casca, e se possível, orgânica.

2. Abacate

Esta fruta contém pouco carboidrato, muita proteína e contém também a gordura boa, já que possui cinco tipos de ácidos graxos ômega: 3, 6, 7, 9 e 11. Estes ácidos graxos auxiliam no combate à diabetes e a obesidade. O abacate também é rico em fibras que ajudam o funcionamento do nosso sistema digestivo, gorduras monoinsaturadas, que são fortes aliadas no combate à sensibilidade de insulina.

3. Coco

Esta deliciosa fruta fornece uma sensação de saciedade, reduz inflamações, é rica em gorduras e auxilia na diminuição da carga glicêmica nas refeições.

4. Morango

O morango contém pouco açúcar, contém um índice glicêmico baixo, é rico em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, neutralizando os subprodutos nocivos do metabolismo chamados radicais livres, que podem ocasionar o câncer e outras doenças.

5. Limão

Esta fruta evita hemorragias, protege as artérias e diminui a viscosidade do sangue, melhorando assim a saúde cardiovascular. Além disso, o limão ajuda a regular o funcionamento do pâncreas.

Qual o melhor momento para comer frutas?

O mais indicado é consumir frutas logo depois das refeições do almoço e jantar, como sobremesa.

Frutas que devem ser evitadas

O diabético deve evitar principalmente as seguintes frutas: polpa de açaí, banana, jaca, pinha, figo, uva e tamarindo.

Fonte: belezaesaude