Início Bem estar Tudo que você precisa saber sobre o luto

Tudo que você precisa saber sobre o luto

325
0

luto é o processo emocional de vivenciar a ausência e o vazio causados por uma perda. Podemos sentir luto pelo falecimento de alguém querido ou de um animal de estimação, pelo fim de um relacionamento amoroso, por um prejuízo muito grande, e por aí vai. Mas a pergunta que fica é: como devemos lidar com o luto?

Primeiro você precisa aceitar que o processo de luto é totalmente individual. Portanto, não interessa se outra pessoa conseguiu enfrentar de tal maneira, pode ser que você não consiga da mesma forma. Cada um tem sua forma de lidar.

A expressão do luto pode se dar por manifestações físicas, como o choro, e emocionais, como tristeza, raiva e ansiedade. Mas também há quem aguente o luto de maneira silenciosa.

7 sintomas emocionais do luto

1. Tristeza

Envolve sentimentos de vazio, saudade intensa, desespero e solidão inconsoláveis.

2. Estresse

Para quem perdeu um familiar, tarefas como comunicar outras pessoas, providenciar o funeral e o enterro ou cremação, o inventário e outras etapas burocráticas que seguem um falecimento, podem gerar uma intensa carga de estresse. 

3. Choque 

A reação mais imediata a uma perda pode ser uma espécie de estado de choque. Nele, a pessoa não se reconhece, passa por um distanciamento da realidade e tem dificuldade em aceitar os fatos. 

4. Ansiedade

Após a perda de um emprego, o nível de ansiedade pode aumentar por causa das contas a pagar. Por outro lado, após a perda de alguém por uma doença grave, a ansiedade pode ser desencadeada por fatores que provocaram a doença. Entre outras formas de ansiedade.

5. Culpa

Perder algo ou alguém costuma implicar em sensações de que algo poderia ter sido feito para evitar essa situação. É o famoso sentimento de culpa.

6. Raiva 

 Uma pessoa enlutada pode sentir raiva de quem partiu, das pessoas envolvidas na sua demissão, da parceira ou parceiro que a deixou… A raiva é uma forma de manifestar o luto, ainda que seja diferente do esperado.

7. Medo

Toda perda gera alguma insegurança. Isso pode desencadear outras reações, como crises de pânico e ansiedade.

As 5 etapas do luto

A teoria do luto mais conhecida foi elaborada pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. A partir de anos de trabalho com doentes terminais, ela concluiu que as fases características do luto são: 

  1. Negação
  2. Raiva
  3. Barganha
  4. Depressão
  5. Aceitação

Procure apoio para lidar com a perda

A psicoterapia é uma das atividades que pode ajudá-lo a superar o luto. É preciso avaliar as preocupações, oferecer confiança e apoio, buscar as distorções cognitivas que bloqueiam a visão de alternativas saudáveis.

Um especialista em bem-estar emocional nos ajuda a viver o luto e recuperar esse lado emocional abalado, fazendo com que o luto se torne apenas uma saudade, uma memória afetiva. Procure ajuda profissional.

Texto originalmente publicado em zenklub e adaptado pela equipe do blog Educadores.