Início Comportamento Tratar com amor é tocar a alma do outro com respeito

Tratar com amor é tocar a alma do outro com respeito

129
0

Parece óbvio que tratar os demais com respeito é algo certo. Mas infelizmente ainda há muitos que negligenciam esse ato, e tratam os outros com indiferença e até mesmo de forma rude.

Quando perguntamos simplesmente para alguém “como você está?” já estamos possibilitando uma conexão emocional com aquela pessoa, mostrando que queremos estar ali e nos importamos, mesmo que minimamente, com aquele ser humano.

Aprenda a se conectar emocionalmente

As tentativas de proximidade podem ser muito mais aceitas e úteis se aprendermos a reconhecer as necessidades emocionais dos outros.

Converse:

As brigas e problemas são muitas vezes resultantes de má interpretação desses gestos de proximidade, mas podem ser facilmente resolvidas com uma conversa.

Responda com empatia:  

Um simples “tudo bem?” merece resposta. Ao passar por alguém, fale o famoso “bom dia”.

Não ignore as pessoas:

Não ignore as pessoas ao redor, ainda que elas não sejam conhecidas suas. Sempre, em todos os atos, haja com empatia para com os outros.

Torne o carinho uma regra, não uma exceção:

Tratar quem você ama com carinho deve ser regra, jamais exceção. É claro que vão existir dias que você vai estar estressado, irritado, por alguma razão. Mas em geral, deve tratar todos que ama com carinho e respeito. E assim as relações emocionais será mais fortes e verdadeiras.

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.