Início Bem estar Sustentabilidade: jovens criam máquina que faz suco de laranja e produz copos...

Sustentabilidade: jovens criam máquina que faz suco de laranja e produz copos feitos com a casca da fruta

996
0

Ideia genial

Do suco à casca de laranja, nada é desperdiçado na máquina de sucos criada pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa ENI. A máquina é um ótimo exemplo de desperdício zero que pode ser vista trabalhando de perto pelos clientes.

É utilizando uma impressora 3D que a “magia” acontece. A máquina corta em duas metades a laranja, espreme o seu suco e conduz as cascas por um tubo, que vão se acumular no inferior da máquina. Tais resíduos serão desidratados, moídos e misturados com ácido polilático (PLA) – ácido orgânico de origem biológica – dando origem ao material bioplástico. Quando aquecido e derretido, o composto pode ser utilizado para a impressão de copos e, futuramente, para outras finalidades.

Nomeada como “Feel the Peel”, a máquina mede 3,10 metros de altura e comporta até 1.500 laranjas. Ela encontra-se em exposição em um evento na cidade de Rimini, na Itália, e deve ser apresentada ainda em vários locais do país. Muitos clientes tiveram a oportunidade de utilizar o copo para beber o suco de laranja.

“O princípio da circularidade é obrigatório para os objetos de hoje”, declara Carlo Ratti,  fundador do escritório e diretor do MIT Senseable City Laboratory. “Trabalhando com a Eni, tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco. As próximas interações podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja”.

Carlo Ratti está sempre atento a inovações e tecnologias. Um dos seus projetos é o piso modular e removível, pensando para as novas cidades. O intrigante em seu discurso é que pode parecer estranho pensar em vestuário feito de casca de fruta, porém, isso já existe. Aliás, foi uma dupla também italiana que elaborou toda uma coleção aproveitando a casca e o bagaço da laranja.

Fonte: ciclovivo