Início Ciência Sorvete que ameniza efeitos da quimioterapia: a nova criação da ciência

Sorvete que ameniza efeitos da quimioterapia: a nova criação da ciência

138
0

São inúmeros os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer: enjoos, queda de cabelo, tontura, falta de apetite…

A quimioterapia cria feridas na boca dos pacientes, e dificulta a ingestão de alimentos. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com uma fábrica de Florianópolis, criaram um sorvete que ajuda a combater estes sintomas.

O sorvete

O sorvete funciona como um complemento alimentar, e foi servido para pacientes  do Hospital Universitário da UFSC durante um ano. Eles são livres de glúten e lactose, levam azeite de oliva desodorizado, whey protein isolado e fibras na sua composição. Os sabores incluem chocolate, limão e morango.

OS RESULTADOS

os resultados do teste foram positivos. “Foi uma surpresa maravilhosa, o sorvete é delicioso e ele minimiza os efeitos da quimioterapia”, disse Carol Gilda Martins, paciente da unidade hospitalar que  faz tratamento para um câncer linfático.

Raquel Kuerten de Salles, uma das nutricionistas responsáveis pela pesquisa, explica que o sorvete ajuda a anestesiar inflamações na cavidade bucal. E como a quimioterapia altera o paladar dos pacientes, e às vezes até o cheiro da comida incomoda. O aposentado Carlos Alberto Martins também sente que sua recuperação melhorou quando passou a consumir o sorvete. “Então com sorvetinho ficou tudo de bom. A recuperação é melhor ainda.”

Texto originalmente publicado em razoesparaacreditar e adaptado pela equipe do blog Educadores.