Início Comportamento Síndrome da mão alienígena: quando uma das mãos parece que ganhou vida...

Síndrome da mão alienígena: quando uma das mãos parece que ganhou vida própria. Saiba mais!

187
0

Um indivíduo com a síndrome da mão do alienígena experimentará uma luta para controlar uma de suas mãos , que aparentemente ganhou vida própria desde que ele perdeu toda a capacidade de controlá-la .

Causas da síndrome da mão alienígena

Um sujeito com a síndrome da mão alheia ou mão alheia, como também é conhecido, passará a experimentar com grande preocupação como uma de suas mãos não lhe obedece.

É provável que, sem se dar conta, aquela mão pega objetos ou toca coisas que a pessoa em nenhum momento teve a intenção de tocar ou carregar, a sensação que as pessoas experimentam é tão estranha que em alguns casos ousam pensar que é. definitivamente esse membro não pertence a eles.

Os fatores causais dessa estranha síndrome são de origem neurológica e correspondem a uma intervenção cirúrgica ou a uma doença neurológica, produto de um acidente vascular cerebral, por exemplo.

Dentre as principais causas, destaca-se a desconexão entre os dois hemisférios cerebrais, que pode decorrer de lesões na área motora suplementar, corpo caloso, córtex frontomedial, frontal, parietal posterior ou tálamo. 

  O membro afetado pela síndrome da mão estranha será a direita ou a esquerda, que será condicionada pelo local onde ocorrer o dano neurológico.

Sintomas da síndrome da mão alienígena

1. Movimentos involuntários em uma das mãos

A desconexão dos hemisférios produz no indivíduo uma incapacidade de controlar os movimentos de uma das mãos, que ficará desinibida e agirá por si mesma, mas sem intenção.

O indivíduo experimentará um desligamento total com o membro afetado pelo fato de não estar ciente em nenhum momento dos movimentos. Ou seja, você tem o conhecimento de que essa mão está lá, mas não o que ela está fazendo.

2. Não reconhecimento do membro afetado

Por mais estranho que possa parecer, o paciente não se identifica com a mão afetada, na verdade, ele a sente como um agente externo, algo estranho que realmente não lhe pertence.

Consequências da síndrome da mão alienígena

Em um nível psicológico é uma fonte de conflito para a pessoa, uma vez que cria confusão porque a pessoa não para de sentir aquele membro como um estranho para ela.  Por isso, o tratamento psicológico pode ser bem importante para lidar com os sintomas.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.