Início Destaque Há palavras e frases tóxicas que te impedem de ser feliz

Há palavras e frases tóxicas que te impedem de ser feliz

254
0

Você sabe que o que diz pode influenciar totalmente na sua vida? Existem frases, palavras, que são extremamente tóxicas! Vamos saber quais são para evitá-las?

As palavras tóxicas que minam nossa felicidade

1. Eu sou um fracasso

Quando você fala isso de si mesmo, está se colocando numa posição muito ruim. E quando diz isso em voz alta, você mesmo se convence disso.

Evite se depreciar.

2. Eu me sinto culpado

Costumamos dizer que nos sentimos culpados, mas não temos plena consciência das repercussões dessa palavra. Sentir-se culpado implica que há algo de errado conosco, que algumas de nossas características como pessoas não são adequadas, o que gera uma profunda ansiedade existencial.

Em vez disso, devemos usar palavras como “Sinto muito pelo que fiz” , o que significa que nosso comportamento não foi correto, mas não que haja algo terrivelmente errado conosco.

3. Devo fazer tal coisa

A palavra dever foi inventada pela sociedade para gerar o sentimento de culpa quando não queremos fazer algo, quando nossos impulsos e desejos vão na direção oposta.

Em vez de “dever” fazer algo, procure pensar que você “quer” fazer algo.

4. Isso é impossível

Quando você fica mentalizando que algo é impossível, você cria uma barreira. Já vai realizar a atividade acreditando que ela não será concluída – isso não faz sentido, certo?

Quando nos empenhamos em algo, devemos acreditar no resultado. Não diga que é impossível.

5. Ódio

O ódio é uma das emoções mais malignas que existe, pois acaba causando enormes danos. O ódio existe, não podemos eliminá-lo, mas devemos ter certeza de que é uma emoção que realmente estamos sentindo. O que chamamos de ódio provavelmente é na verdade ressentimento, frustração ou raiva, mas rotulá-lo de ódio o fará crescer e realmente se transformará naquela emoção que rouba nossa paz e nos impede de ser felizes.

6. Sempre

Sempre é uma palavra muito forte, e que não condiz com a realidade. Nada é para sempre. Geralmente oculta a resistência à mudança , o desejo de se apegar ao passado e a negação da evolução.

Estar aberto à mudança é essencial porque nos permite nos adaptar, pelo contrário, pensar que algo nunca vai acontecer pode levar a uma grande decepção.

7. Temos um problema

A palavra “problema” tem implicações muito negativas porque a associamos a obstáculos e dificuldades. Quando o pronunciamos, nosso cérebro reage imediatamente, explodindo todos os alarmes e gerando um estado de estresse e ansiedade. Em vez disso, pensemos: todos os problemas, afinal, são desafios que envolvem mudança e, se o problema tem solução, não é mais um problema em si mesmo.

8. Algum dia eu irei

Se você é uma daquelas pessoas que sempre diz “um dia eu vou”, provavelmente interrompeu seus planos de vida com base nessa procrastinação. Essas palavras geralmente escondem o medo do fracasso, o medo de sair da zona de conforto ou a falta de confiança em nossas próprias habilidades. Se realmente queremos algo, devemos nos comprometer e formular um plano de ação. Caso contrário, esse dia nunca chegará.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.