Início Comportamento Sete sinais de que você precisa de terapia

Sete sinais de que você precisa de terapia

496
0

Saiba identificar os sinais de que você precisa de ajuda

Todos nós passamos por momentos de stress, tristeza, luto e conflito, sendo assim, quando você não se sente muito bem pode ser difícil saber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema.

Para a psiquiatria, o essencial é identificar e atender os pacientes que tem doenças mentais diagnosticáveis. Apesar disso a ajuda psicológica para quem tem algum problema que não seja tão óbvio pode ser igualmente importante. Além de sofrer sem sérios motivos, quem está nessa situação pode ter o quadro agravado justamente por falta de tratamento profissional. “Quanto mais cedo se procura ajuda, mais fácil é resolver o problema”, diz o psicólogo Daniel J. Reidenber. “O tratamento vai ser mais curto e menos estressante.”

Os psicólogos relacionam a baixa procura por ajuda médica ao estigma e aos mitos ligados à terapia: “a ideia de que seja algo para gente louca, que a ajuda de um profissional seja um sinal de fraqueza ou tome tempo e custe caro demais. Nada disso é verdade.”, diz a psicóloga Mary Alvord.

“Um tratamento não precisa envolver análise quatro vezes por semana; tenho pacientes que vêm para apenas duas sessões ou para terapia comportamental durante um ano”, diz Alvord. “As pessoas acham que vão se tornar prisioneiras do tratamento, mas isso simplesmente não é verdade.”

“Existe um estigma injustificado ligado às doenças mentais, e olhe que nem estamos falando de uma doença mental”, diz Reidenberg. “Estamos falando apenas da vida e das dificuldades dela. Os benefícios da psicoterapia ajudam a aliviar o estresse, como exercícios físicos ou uma alimentação correta – estratégias que podem ajudar no dia-a-dia e ajudar a aliviar tensões.”

Portanto quais são os sinais de que pode ser o momento de marcar uma consulta?

Você vivenciou um trauma e não é capaz parar de pensar no assunto

A dor da perda de alguém que amamos, uma separação ou a perda do emprego podem bastar para que seja necessário algum tipo de aconselhamento. “A tendência é achar que esse tipo de sensação vai embora sozinha”, diz Alvord, lembrando que nem sempre é assim. O luto pode nos atrapalhar no dia a dia e nos distanciar dos amigos. Se você entender que está se distanciando, ou se seus amigos notarem o mesmo, talvez seja o momento de procurar alguém para tentar compreender como esta situação ainda está te afetando.

Você sente dores de cabeça com frequência, dores de estômago ou baixa resistência

“Se estamos emocionalmente abalados, o corpo pode ser afetado”, diz Alvord. Estudos confirmam que o estresse pode se manifestar de diversas formas, de problemas estomacais crônicos a dores de cabeças, resfriados e redução do apetite sexual.

Você está usando alguma substância para aguentar o dia a dia

Se você notou que está bebendo mais ou usando mais drogas com maior frequência — ou até mesmo pensando mais em bebidas ou drogas –, pode ser uma indicação de que você queira anestesiar algum tipo de sensação ou sentimento. Mas nem sempre o paciente recorre a drogas ou a bebida. Muitas vezes, ele recorre à comida. Reidenberg analisou que mudanças no apetite podem ser um sinal de que nem tudo está bem. Comer muito, ou pouco, pode indicar estresse ou sinalizar que você não está querendo cuidar de si mesmo.

Você não está rendendo no trabalho

Mudanças na produtividade do trabalho são consideradas normais entre aqueles que enfrentam questões emocionais ou psicológicas. Você pode se sentir desinteressado pelo seu trabalho.

“Adultos passam a maior parte do tempo no trabalho”, diz Reidenberg. “Então as pessoas que reparam são aquelas que têm de compensar, como em uma família.”

Você se sente desconectado daquilo que gostava de fazer

Se os encontros de amigos e família estão perdendo a graça, pode ser um sintoma de que algo não está bem, explica Reidenberg. “Se você está desiludido, achando que nada faz sentido, buscar terapia pode ajudar a clarear o ar ou procurar uma nova direção.”

Seus relacionamentos estão desgastados

Você sente dificuldades para explicar como realmente está se sentindo – ou mesmo para identificar suas emoções? Se você se sente infeliz nos relacionamentos com aqueles que ama, pode ser sinal de que você realmente precisa de terapia.

“Podemos ajudar as pessoas a escolher melhor as palavras – e ensinamos que não é só o que você está dizendo que importa, mas também sua linguagem corporal e sua atitude”, diz Alvord.

Seus amigos dizem que estão preocupados com você

Amigos podem detectar padrões que não conseguimos identificar sozinhos, portanto é importante considerar aquilo que está sendo dito por aqueles que estão à sua volta.

“Se alguém que faz parte da sua vida diz algo como: ‘Você falou com alguém sobre isso?’ ou ‘Você está bem? Estou preocupado com você’ – é um sinal de que você provavelmente deveria ouvir o conselho”, diz Reidenberg.