Início Ciência Se os pais não respeitam os professores, seus filhos também não respeitarão

Se os pais não respeitam os professores, seus filhos também não respeitarão

466
0

Diferente do que muitos pensam, o respeito se aprende em casa, e não na escola. Os pais são o exemplo base de todas as ações dos filhos.

Antigamente, as crianças tratavam os professores com respeito e admiração. Pouco a pouco, infelizmente, o respeito e a autoridade do professor foi se perdendo. Algumas ações já foram tomadas por países desenvolvidos para tentar melhorar essa situação, como utilização de plataformas digitais onde o professor teria um desempenho melhor na profissão sme ter que chamar atenção do aluno o tempo todo, e também o acréscimo de disciplinas como Educação e Cidadania, para que as crianças aprendam mais sobre o respeito. Mas de nada adiantou.

Por que razão não funcionou? Bem, por que o problema está na educação básica. Aquela que vem dos pais.

A sociedade muito permissiva

A superproteção das crianças tem tirado a autoridade dos professores. Hoje, se um professor aponta os problemas de uma criança, os pais sentem-se ofendidos e atacam o profissional como se dele fosse a culpa. O desrespeito é justificável nos dias de hoje, quase sempre ‘há motivos” para uma criança xingar e ser mau educado com seus professores, o que é um absurdo.

Essa permissividade acaba por tolerar coisas mais graves, como agressões. O desprezo pelos professores deve ser evitado desde o início da jornada estudantil do aluno, e quem tem a função de fazer isso é os pais.

Os filhos respeitam os pais em casa?

Essa é a questão. Quando os filhos não respeitam nem os pais nas suas casas, como poderão respeitar os professores fora dela? Isso jamais vai acontecer. Para as crianças respeitarem os professores, elas primeiro precisam aprender a respeitar a autoridade dos pais.

Mas e os pais têm autoridade?

Deveriam. Os pais por via de regra devem ser a autoridade máxima dentro de casa. Se o filho manda e desmanda nos pais, o que sobra para o restante da sociedade? Isso é, de fato, muito perigoso: quando as crianças são educadas por este caminho, estamos abrindo brecha para que se torne um adulto irresponsável e problemático.

Se o seu filho não respeita os professores, é o momento que reavaliar como está a sua relação com ele. Pois isso é muito provavelmente um reflexo da educação básica na sua casa.

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.