Início Ciência Saiba o que é leucoplasia, doença apontada em exame de Lula

Saiba o que é leucoplasia, doença apontada em exame de Lula

87
0

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se submeteu a exames Antes de viajar para a COP27, e o Hospital Sírio-Libanês emitiu uma nota afirmando que o presidente eleito está com “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”.

O hospital ainda esclareceu que os exames de imagens “estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”. Para aqueles que não lembram, Lula iniciou tratamento contra um tumor maligno na laringe em 2011.

Leucoplasia se dá quando se formam placas ou bolinhas brancas na língua e, por vezes, no interior das bochechas ou nas gengivas. Especialistas afirmam que espessamento da camada superficial de queratina da língua é a razão para a causa da leucoplasia.

A principal causa para essa doença é o uso de cigarro, mas também pode ocorrer por uso excessivo de bebidas alcoolicas ao longo da vida, e é mais comum em em homens com idade compreendida entre os 40 e 60 anos de idade.

Os principais sintomas de leucoplasia são:

– Placas brancas na língua, bochechas ou gengivas;

– Áreas grossas ou duras na boca, principalmente no local das placas/ manchas;

– Placas com textura irregular ou lisa;

Ao constatar a presença das manchas, é necessário que uma equipe médica analise a situação e oriente o tratamento do paciente.

Texto originalmente publicado em agrandeartedeserfeliz e adaptado pela equipe do blog Educadores.