Início Comportamento Respeito é o principal pilar da boa comunicação no casal

Respeito é o principal pilar da boa comunicação no casal

264
0

A comunicação é a argamassa que mantém a relação coesa: se ela se romper, a relação entrará em colapso. Quando os cônjuges não se comunicam mais, o casamento não alimenta ninguém e, portanto, não é mais um casamento.

Mas a verdadeira comunicação envolve respeito pela outra pessoa. O respeito é essencial para fazer um relacionamento funcionar.

Um diálogo se abre quando há respeito

. Estamos prontos para contestar as coisas que nosso cônjuge tem a dizer, desafiá-lo ou ouvi-lo como ameaças quando nossas opiniões são divergentes. O que poucos percebem é que tal atitude interfere na comunicação. O primeiro passo para melhorar o diálogo é respeitar seu parceiro.

As perspectivas ou sugestões do casal devem ser consideradas e valorizadas. Deixe seu parceiro saber que seu respeito e valor por ele supera o assunto específico que você está discutindo.Assim, o diálogo se abre tranquilamente.

Mas a boa comunicação também requer esforços de ambos os lados. Se um dos dois é dominante, isto é, fala o tempo todo, oferece todas as idéias e tem a maior parte ou todo o controle ou influência, esse esforço só pode ser unilateral.

Os dois devem estar envolvidos na boa comunicação.  Para alcançar essa participação plena, alguns ajustes devem ser feitos na forma de conduzir os diálogos no casal:

  • Assuma total responsabilidade pelo diálogo.
  • Colocando a energia na troca.
  • Expresse pensamentos e sentimentos plenamente e incentive a outra pessoa a fazer o mesmo.
  • Resolva mal-entendidos fazendo perguntas e buscando esclarecimentos, em vez de ficar com raiva.
  • Fale de si mesmo e sobre si mesmo, sem fingir que fala pela outra pessoa.

Quando você coloca energia em se comunicar bem com seu parceiro, tudo é facilitado. A boa comunicação torna o amor possível, certamente o aprimora e, em última análise, pode ser o próprio amor.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.