Início Ciência Queda de cabelo em mulheres: quais são as causas e como pode...

Queda de cabelo em mulheres: quais são as causas e como pode ser tratada?

97
0

O cabelo nas mulheres é uma importante fonte de autoconfiança e beleza. Portanto, os sintomas da queda de cabelo, em qualquer extensão que ocorram, podem causar estresse intenso e perturbação à mulher.

RAZÕES PARA A QUEDA DE CABELO NAS MULHERES

E existem inúmeras razões pelas quais uma mulher pode experimentar queda de cabelo. De uma condição médica a alterações hormonais e estresse podem causar o problema. No entanto, às vezes não é fácil identificar a causa.

Alguns sinais incluem afinamento no topo da cabeça, calvície, que pode ser circular ou simplesmente ocupar uma parte da cabeça, como na coroa, tufos de cabelo durante a escovação ou banho e queda total de cabelo.

Em alguns casos, há também uma sensação de coceira e até dor antes que o cabelo caia. Existem cerca de 30 possíveis causas de perda de cabelo de padrão feminino. Não poderíamos analisá-los todos aqui. Estes podem ser:

– Alopecia
– Hipotireoidismo
– Hipertireoidismo
– Doença de Hodgkin

– Doença de Hashimoto
– Dermatophyta
– Líquen plano
– Esclerodermia
– Tricomoníase
– Doença celíaca
– Lúpus eritematoso sistêmico

Formas de lidar

A queda de cabelo causada por estresse ou alterações hormonais, como gravidez ou menopausa, não requer tratamento especial. Em vez disso, é mais provável que a perda pare por conta própria quando o corpo se ajustar.

A deficiência de nutrientes também não requer intervenção médica especial além da suplementação, a menos que seja causada por outra condição. Em outros casos, existem várias opções de tratamento e medicação para queda de cabelo. Talvez alguma combinação seja necessária.

Terapia de estrogênio

Apesar de pouco utilizado nos últimos anos, esse tipo de tratamento pode ser utilizado para um tipo específico de alopecia. Concentra-se em aumentar os níveis de estrogênio no corpo feminino. Minoxidil é mais eficaz.

Minoxidil

Uma substância de venda livre encontrada em sabonetes tópicos. Pode ser usado por meses, até anos em uso diário.

Espironolactona

Este é um medicamento que trata a perda de cabelo, concentrando-se nos hormônios. Especificamente, ele se liga aos receptores androgênicos e reduz o processo de produção de testosterona. Nem todos os pesquisadores concordam com sua eficácia.

Mas atenção: sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Ele vai lhe dizer direitinho o que deve fazer e por quais razões você está perdendo cabelo.

Texto originalmente publicado em enallaktikidrasi e adaptado pela equipe do blog Educadores.