Início Destaque Quanto tempo os pais estão passando com os filhos?

Quanto tempo os pais estão passando com os filhos?

1343
0
Young family with two sons together outside the park

O  mundo atual conta com uma sociedade extremamente ocupada e numa rotina muito acelerada, a ponto das estruturas familiares sofrerem modificações. Uma dessas modificações é o tempo que os pais tem passado com seus filhos, visto que hoje em dia a mãe também precisa trabalhar fora.

Um artigo da Our World in Data, plataforma ligada à Universidade de Oxford, do Reino Unido, mostrou que, no geral, os pais têm passado muito mais tempo com os filhos do que no antes. A pesquisa engloba 11 países da Europa e da América do Norte.

“Existem grandes diferenças entre os países e também grandes desigualdades entre os diferentes grupos populacionais de cada um, mas no geral as tendências seguem na mesma direção”, diz Esteban Ortiz-Ospina, pesquisador da Universidade de Oxford e autor do artigo.

O aumento na quantidade de tempo foi observado em quase todos os países analisados, tanto para mães (linhas azuis) e pais (linhas vermelhas).

No entanto, embora tenha um avanço no tempo que os pais passam com os filhos, ainda há desigualdade entre mães e pais na tarefa de educar.

No Reino Unido, Dinamarca e Itália o tempo que as mães passam por dia com seus filhos  chega a ser de 2h30min, enquanto os pais passam menos de 100 minutos.

Outro ponto interessante é que os países com maiores níveis de educação tem pais que tendem a passar mais tempo com seus filhos.

No entanto, o autor da pesquisa ressalta que outras variáveis além do trabalho afetam o tempo que pais passam com filhos, como  tamanho da família, valores e normas dentro de casa.

“O emprego determina os arranjos possíveis com o tempo, mas as preferências individuais e as normas sociais determinam a real alocação de tempo dentro dessas opções”, diz o pesquisador de Oxford.

Texto originalmente publicado em oespecialista e adaptado pela equipe do blog Educadores.