Início Bem estar Por mais difícil que seja lidar com uma criança, fale com ela...

Por mais difícil que seja lidar com uma criança, fale com ela com amor

162
0

Os adultos muitas vezes não prestam atenção em tudo o que as crianças necessitam. Muitas das coisas elas não nos pedem com palavras, e sim com atitudes, através de outras formas. Por mais difícil que seja lidar com uma criança, ela deve ser sempre tratada com amor, mesmo nos momentos difíceis em que precisa ser educada.

Para isso é necessário saber se comunicar de forma prudente. Tens que ter muito tato ao falar com eles sobre as coisas do mundo. Precisa saber como abordar as situações para que eles compreendam seus ensinamentos, sem a necessidade de gritos nem de brigas entre eles e você. A paciência, aqui, é fundamental.

Além disso, o amor não é somente um sentimento. É também atitude! Amar e tratar seu filho sem carinho não ajudará ele a crescer e se desenvolver da melhor maneira. Mas amá-lo e colocar esse amor em palavras irá permitir que você construa uma relação de cumplicidade com  seu filho, e ainda ensinará à ele o melhor caminho para se tornar um adulto responsável emocionalmente.

As palavras tem poder de ferir

Todos nós sabemos disso. Estudos já mostraram que o bebê, a partir do terceiro trimestre, já consegue sentir da barriga o tom de voz do mundo aqui fora. Já consegue sentir as vibrações – sejam positivas ou negativas – daqueles que estão aguardando a sua chegada. Por isso a inteligência emocional e a comunicação começam muito antes do bebê nascer.

Sendo assim, por que ignoramos o quanto as palavras podem machucar? Sermos agressivos nas palavras, acusa-los de fazer tudo errado,dizer que eles não lhe deixam em paz, é permitir que um machucado se forme no seu filho. Essa ferida vai sendo desbravada pouco a pouco, e quando você se der conta, seu filho terá se transformado em algo que você não deseja. E não entenderá como e porque isso aconteceu, pois “nunca o ensinou a ser assim”.

Sabemos que não é verdade. A forma como tratamos uns aos outros vão, pouco a pouco, transformando o ser humano e as nossas relações. E a relação de pais e filhos é fundamental na criação do adulto do futuro. Portanto, se seu filho está agindo mal, é possível que isso seja consequência de uma falta de comunicação ou uma comunicação não muito eficiente.

Claro que isso não é simples de ser resolvido, e muitas vezes os pais não percebem que isso acontece. Mas essa é a questão: você deve tratar seu filho com palavras amorosas desde sempre, praticar a paciência desde o útero, para que assim consiga evitar problemas futuros e estabelecer uma relação de parceria e amor com seu filho adulto.

Esperamos que isso tenha ajudado e inspirado você a reconstruir sua relação com seu filho!

Texto originalmente publicado por elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.