Início Psicologia Pessoas agem como se não houvesse uma pandemia no mundo – por...

Pessoas agem como se não houvesse uma pandemia no mundo – por que isso acontece?

1595
0

O Brasil está com mais de 139 mil mortes causados pela Covid. Ainda assim, muitas pessoas vivem como se não houvesse uma pandemia acontecendo. Por que isso ocorre?

A neurocientista Cláudia Feitosa-Santana respondeu a uma entrevista que passou no programa Fantástico, da Rede Globo. Nessa entrevista ela explica por que muitos seguem agindo como se as mortes não fossem nada.

Para a cientista, negar a gravidade da doença pode funcionar como uma defesa para algumas pessoas. Quando alguém não consegue encarar o peso que é uma pandemia, ela se nega a agir conforme a situação real e segue de olhos vendados.

Exemplos de descaso podem ser citados: o Brasil contabilizou 10 mil vidas perdidas, um cliente pediu vinho espumante em um restaurante de Gramado, Rio Grande do Sul. Você se lembra desse caso? Garçons dançaram a coreografia de um famoso “meme do caixão”, desrespeitando todas as famílias desestruturadas pela doença.

Outro exemplo é o empresário Danir Garbossa, que insistia em entrar em um supermercado sem máscara de proteção. Sendo de uso obrigatório na cidade, acabou agredindo um funcionário que apenas cumpria sua função e zelava por todos.

Esperamos que as pessoas encarem a realidade. Nem que seja aos poucos. Precisamos assumir que são tempos difíceis e respeitar a dor alheia. No mínimo.

Não acha?

Texto originalmente publicado em contioutra e adaptado pela equipe do blog Educadores.