Início Bem estar Para corrigir você precisa humilhar? Então você não sabe ensinar

Para corrigir você precisa humilhar? Então você não sabe ensinar

435
0

Ensinar não é uma tarefa fácil. Depende tanto do aluno, quanto do professor. Depende da personalidade, depende das maneiras com que se ensina, requer paciência, colaboração, disposição e empatia.

Um bom professor conhece as melhores estratégias para cada aluno. Não recorre à humilhações, não zomba da dúvida dos outros, não exige compreensão imediata. Entende que o conhecimento é um processo, que gradualmente se adquire, e respeita o tempo que cada um dispõe para isso.

Ninguém é perfeito, mas um professor que beira a perfeição é aquele que evita atos de humilhação, pois sabe quais são as implicações e consequências desse tipo de atitude. Um professor – não somente na escola ou faculdade, mas na vida, como pais e avós – precisa entender que ensinar não é humilhar. Infelizmente há muitos que ainda não sabem diferenciar as duas coisas.

Humilhar não é o mesmo que ensinar

Era comum, em tempos antigos, associar a humilhação com boa criação. Acreditava-se que humilhando você ensinava uma lição a pessoa, lição essa que jamais seria esquecida. Mas a verdade que apareceu com o tempo é que essas atitudes humilhantes não ensinam nada mais que vergonha, constrangimento e ressentimento. Humilhações afetam negativamente o desenvolvimento dos jovens.

Humilhar destrói a auto-confiança e auto-estima das pessoas. Por isso professores aprendem a arte de ensinar: não é somente sentar e passar aquilo que você sabe; você também precisa compreender a limitação da outra pessoa e enxergá-la como ser humano, não como um cachorro a ser adestrado. Há a necessidade de ser paciente, gentil, afetuoso. Também deve ter pulso firme, exigir respeito e compromisso. Somente assim os alunos conseguem aprender, reconhecer e admitir seus erros de forma assertiva.

Assim sendo, o vínculo entre professor e aluno se estende. Quando uma boa relação é construída entre ambos, ela fica guardada na memória para sempre. Professores, quando exercem seu papel de maneira correta e eficaz, deixam marcas positivas nos seus alunos pro resto da vida. Mostram, acima de tudo, que sabem ensinar.

Texto inspirado em ignisnatura