Início Bem estar Os avós que são presentes na vida de seus netos têm uma...

Os avós que são presentes na vida de seus netos têm uma vida mais longa, revela estudo

4811
0

O amor de um avô e uma avó alimentam a alma

O amor entre os avós e os netos é algo tão intenso, tão puro e tão genuíno que não haveria como este amor não influenciar na nossa saúde de alguma forma. De fato, a presença dos avós na vida dos netos vai além do que os laços familiares podem ir. É isso que estudiosos alemães afirmam ter descoberto. Segundo o estudo, os avós que participam da vida dos netos podem viver 10 anos a mais do que aqueles que não participam.  

Para o estudo, que foi realizado pelo “Estudo de Envelhecimento de Berlim”, foram analisadas as vidas de 500 pessoas com idades que variam de 70 a 103 anos, durante 19 anos. O que foi observado é que houve uma diferença na taxa de mortalidade entre os avós presentes nas vidas dos netos comparados aos avós ausentes ou até mesmo nos idosos que não tinham filhos e ou netos.

A pesquisa apontou que conviver com os netos e cuidá-los reduz em 37% o risco de mortalidade. Segundo os pesquisadores, conviver com a família e receber amor, especialmente dos netos, faz com que os idosos possam ficam por mais tempo saudáveis emocionalmente e psicologicamente.

Quem teve ou tem os avós presentes em sua vida sabe do quão importante é a existência dos mesmos. Eles fazem parte da nossa alma e nós da deles. Não há nada mais gostoso do que o amor de nossos avós e tenho a certeza que não nada mais precioso do que o nosso amor para com eles. É um amor que nos faz sadio e que nos faz viver melhor.

Quando pensamos na natureza como um todo, os animais vivem enquanto ainda podem gerar vida, enquanto ainda podem ter filhotes. Se pensarmos em evolução, de forma simples, fomos feitos para nos reproduzir a fim de mantermos a espécie. Depois que não somos mais capazes de “cumprir as nossas responsabilidades biológicas e evolutivas” é como se não tivéssemos mais motivos para continuarmos aqui. É isso que acontece com os animais. Assim que eles ficam incapazes de reproduzir, morrem. Então qual seria o motivo da natureza manter os nossos avós por mais tempo ao nosso lado? Eu acredito que isso não é acaso. Deus nunca faz nada sem motivo.

Sendo assim, os nossos avós permanecem presentes porque, apesar de não gerarem mais vida física, eles são capazes de gerar luz, de gerar conforto e um amor inigualável. Sua presença não é essencial para a carne, mas é essencial para a alma. E é por isso que os avós que dão amor e têm amor vivem mais.