Início Comportamento Por qual motivo ficamos bravos e até agressivos quando estamos com fome?

Por qual motivo ficamos bravos e até agressivos quando estamos com fome?

1025
0

A fome pode deixar as pessoas agressivas e a ciência explica o motivo

Certamente você já deve ter passado pela situação em que estava completamente sem paciência, nervoso e enfurecido e tudo isso passou após você comer algo. Bom, este comportamento enfurecido influenciado pela fome pode ser explicado pela ciência.

Foi realizado um estudo na Universidade de Cambridge onde verificaram que este comportamento pode estar relacionado aos níveis de serotonina no cérebro. Acontece que quando estamos com fome nosso índice de serotonina no organismo diminui, o que provoca certo descontrole emocional.

A serotonina é um neurotransmissor que atua na comunicação entre os nossos neurônios. Ela atua como se fosse um mensageiro do cérebro e ela é muito importante para que possamos controlar nossas emoções, como a raiva, por exemplo.

Para que o estudo pudesse ser realizado, voluntários saudáveis foram analisados quando tiveram os seus níveis de serotonina alterados conforme a sua dieta. Os cientistas utilizaram a ressonância magnética para que pudesse ser medida a atividade cerebral enquanto as pessoas observavam rostos com expressões de raiva, tristeza ou neutralidade.

O que foi revelado com o estudo é que o baixo índice de serotonina no organismo ocasiona fraca comunicação entre os neurônios cerebrais, principalmente nas regiões do sistema límbico emocional do cérebro e os lobos frontais. Portanto, este resultado demonstra que quando há pouca presença de serotonina, há menos controle emocional da raiva.

Portanto, se você está há algum tempo sem comer, seus níveis de serotonina estão baixos, o que vai facilitar a sua irritabilidade com qualquer coisa, afinal o seu cérebro perdeu parte da capacidade de controlar suas emoções. Além disso, o estudo apontou que pessoas que já têm pré-disposição à agressividade a gravidade do problema se torna maior.

Após sabermos de tudo isso, o velho ditado popular que diz que “cara feia é fome” não passa de uma enorme verdade. E a grande dica é: jamais deixe aquele seu amigo mais esquentadinho com fome!