Início Curiosidades O aparecimento de aftas frequentes pode indicar doenças

O aparecimento de aftas frequentes pode indicar doenças

14027
0

Fique sempre atento e procure orientação médica

As aftas aparecem de repente, causando dor e desconforto especialmente nas horas das refeições. Conforme os especialistas, as aftas são as lesões mais comuns na mucosa da boca e são curadas naturalmente, levando de 7 a 14 dias, em média. Porém quando elas tardam muito a curar ou aparecem com certa frequência, pode ser sinal de algum problema de saúde e devem ser investigadas por um profissional.

Segundo a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, as aftas que aparecem em grande quantidade e ao mesmo tempo podem ter sido originadas por um vírus, como a herpes. Também podem ocorrer infecções devido a presença do vírus HIV, lúpus, entre outras doenças virais.

Nos casos mais comuns, o aparecimento das aftas está relacionado com traumas locais, como por exemplo, as feridas causadas por aparelhos dentais. Além disso, o estresse, deficiência nutricional, alergia alimentar, predisposições genéticas, uso de alguns medicamentos ou até alterações hormonais podem levar ao aparecimento delas.

O tratamento é sintomático, ou seja, tem como foco reduzir a dor, enquanto a ferida não fecha. As situações consideradas como leve necessitam apenas de aplicação local de antissépticos, anti-inflamatórios ou anestésicos. Toda forma de tratamento deve ser orientada por um médico, pois as práticas caseiras como colocar sal, podem piorar ainda mais a lesão.

Além do tratamento indicado por um profissional da área, é preciso tomar cuidado com a alimentação, evitando comidas e bebidas ácidas ou muito condimentadas. Também é necessário cuidado na hora de escovar os dentes, para que a região dolorida não seja mais prejudicada.