Início Curiosidades Asma pode levar a morte, se não for tratada da forma correta

Asma pode levar a morte, se não for tratada da forma correta

6117
0

É necessário dar a devida atenção a doença

Todos os anos inúmeras iniciativas são estabelecidas no Brasil, afim de conscientizar a população sobre os perigos da asma. É necessário muita cautela, já que ela é uma doença que inflama de forma crônica as vias respiratórias e atinge cerca de uma, a cada cinco crianças e adolescentes. Os dados do Ministério da Saúde nos mostram que a asma pode atingir um grau de seriedade quando apresenta um número de 90 mil internações por ano e, em média, três mortes diárias causadas por ela.  

Profissionais da área alertam sobre a necessidade de tratamento para que haja controle total da doença e, para que, aqueles que necessitam possam estar devidamente medicados. Especialistas advertem que a morte causada pela doença é ocasionada por uma série de fatores que incluem a falta de cuidado do paciente, automedicação e atendimento ambulatorial precário. Conforme o doutor Paulo Camargos, a morte ocorre apenas quando ocorre uma crise negligenciada, seja pelo paciente que não dá a devida importância e não vai ao hospital, seja por um serviço médico inadequado.

Estudos epidemiológicos realizados por pesquisadores brasileiros acreditam que 20 milhões de pessoas apresentem algum sintoma da doença, porém metade deste número não tem o diagnóstico médico para verificar a presença da asma. Sendo assim, é fundamental buscar ajuda médica para que o diagnóstico seja dado e para que seja realizado o tratamento adequado.