Início natureza No Pará, hospital cria horta que ganha prêmio nacional

No Pará, hospital cria horta que ganha prêmio nacional

261
0

Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, município do Pará, ganhou o prêmio “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”. A razão para isso foi o projeto de horta criado no local.

A entrega do prêmio foi através do 13º Seminário de Hospitais Saudáveis, que foi realizado virtualmente por conta da pandemia. O tema do seminário era “Recuperação Saudável: a saúde pública na nova economia de baixo carbono” e o debate promovido foi em torno da  urgência no desenvolvimento de sistemas produtivos capazes de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

A HORTA

A horta produz, em seus 180 metros quadrados, todos os legumes consumidos pelo hospital. Os alimentos produzidos no local são fundamentais para a evolução do quadro de saúde dos pacientes.

Mas vai além da saúde: a horta também ajuda a preservar o meio ambiente! Eles não utilizam insumos agrícolas industrializados e sim reaproveitam resíduos orgânicos e e a utilizam a prática de compostagem.

A combinação de uma alimentação saudável com o auxilia na preservação do meio ambiente teve impacto na sociedade, pois agora a comunidade tem o incentivo de criar hortas domiciliares, comunitárias, e inclusive para geração de renda.

A horta é um projeto do Grupo de Trabalho de Humanização, realizado em parceria com a comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde, desde o ano de 2012.

Texto originalmente publicado em ciclovivo e adaptado pela equipe do blog Educadores.