Início Comportamento Excesso de carga burocrática: sufoca o trabalho dos professores

Excesso de carga burocrática: sufoca o trabalho dos professores

3251
0

Se você pensa que professores apenas ensinam aquilo que sabem em sala de aula você está bem enganado. Há um trabalho por trás das classes que muito pouca gente reconhece: o trabalho bucrocrático.

Papeladas e mais papeladas parecem intermináveis. Muitos professores levam esse trabalho para casa, inclusive. Há muito o que se registrar e contas a prestar numa escola. Quem você pensa que fica com essas responsabilidades? Os professores!

O problema disso tudo é que os professores tem se sentido exaustos com isso. Pois além desse trabalho, precisam ainda fazer aquilo que de fato são pagos para fazer: planejar aulas, atender alunos, corrigir provas e procurar a melhor forma de aprendizagem.

“O pior é a sobrecarga de trabalho para avaliar com tantos indicadores”, lamentam os professores. “O processo educacional é distorcido. Não somos mais professores, mas avaliadores. O tempo para atender o aluno é reduzido pois temos que ir avaliando um a um . E então você leva essa carga para casa com você”, continuam.

Não somente nós, pais e alunos, devemos valorizar mais a profissão dos professores. Mas também os órgãos públicos responsáveis pela manutenção deste setor. Melhores condições de trabalhos devem ser sempre alcançadas conforme o aumento da demanda. Professores não devem fazer milagre, certo?

Você conhece algum professor que já esteja exausto de enfrentar tanta burocracia?

Texto originalmente publicado em imageneseducativas e adaptado pela equipe do blog Educadores.