Início Comportamento Desenvolvimento sensorial das crianças: por que e como desenvolver

Desenvolvimento sensorial das crianças: por que e como desenvolver

1083
0

O desenvolvimento sensorial precoce das crianças é uma das tarefas mais importantes dos pais. Por meio do jogo, você pode ensinar uma criança a explorar o mundo e entender seus sentimentos. Nesta atividade, pode ser necessário consultar um especialista para escolher os métodos adequados e acelerar o desenvolvimento do bebê. O que os pais precisam saber primeiro?

Tipos e tarefas de desenvolvimento sensorial precoce de crianças

Sensorial é responsável pela percepção de formas e sensações. Aprender sobre o mundo ao seu redor é a atividade mais importante para as crianças da faixa etária mais jovem, e a tarefa dos pais é participar desse processo para ajudar a desenvolver habilidades básicas.

As sensações sensoriais se enquadram nas seguintes categorias:

  • visualização;
  • toque;
  • cheiro;
  • audição e percepção sonora;
  • gosto.

A partir disso, as crianças desenvolvem conceitos sobre o que as cerca e sobre as características qualitativas dos objetos, ou seja, seus tamanhos e formas, cores, cheiros, sons e sabores.

Sensorial ajuda as crianças pequenas a aprender a perceber corretamente vários objetos e fenômenos ao seu redor, a se relacionar conscientemente com seus sentimentos, a saber:

  • formar reações primárias e representações sensoriais;
  • perceber padrões sensoriais, ser capaz de generalizar ideias sobre as propriedades dos objetos;
  • adquirir as habilidades de uso independente dos sentidos para criar uma única imagem.

Que habilidades sensoriais as crianças pequenas devem ter?

Para entender o quão bem o desenvolvimento sensorial da criança é realizado, é necessário estar atento às suas habilidades e habilidades.

Na idade de 1,5 a 2 anos, as crianças devem ser capazes de:

  1. Distinga 3-4 cores do espectro principal, selecione as cores de acordo com a amostra.
  2. Distinguir os tamanhos e os conceitos de “grande, médio, pequeno” (é necessário, por exemplo, montar corretamente uma boneca de aninhamento ou uma pirâmide com anéis de tamanhos diferentes).
  3. Escolha um análogo volumétrico para uma figura plana.
  4. Desenhe linhas e pontos.

Na idade de 3-4 anos, as crianças devem ter as seguintes habilidades:

  1. Distinga e nomeie 6-8 cores, selecione-as de acordo com o padrão.
  2. Dobre as figuras em relação ao seu tamanho (você também pode usar uma pirâmide, mas com um grande número de anéis).
  3. Monte um único todo de 4 partes, por exemplo, um quebra-cabeça fácil, cubos ou uma folha cortada.
  4. Distinguir e nomear figuras planas e tridimensionais, como um círculo, um quadrado, um triângulo, uma bola ou uma pirâmide.
  5. Desenhe linhas com diferentes posições na folha.
  6. Compor histórias curtas ou contos de fadas com ações relacionadas e sequência de eventos, que contribuam para o desenvolvimento da fala e do pensamento imaginativo.

Se essas habilidades básicas não forem desenvolvidas o suficiente, você precisará consultar um especialista.

Como desenvolver a percepção sensorial precoce das crianças?

No centro do desenvolvimento sensorial precoce está a atividade conjunta de pais e crianças pequenas. A prática pode incluir o seguinte:

  • desenho com tintas, lápis e giz de cera sobre papel e cartolina especial;
  • modelagem de plasticina;
  • jogos de construtor;
  • lendo contos de fadas e histórias educativas.

O desenvolvimento sensorial precoce por meio da brincadeira pode ser feito de várias maneiras:

  1. Coloque brinquedos diferentes em um recipiente grande e peça para a criança pegar brinquedos da mesma cor, formato ou tamanho.
  2. Para o desenvolvimento do tato, toque a mão da criança com vários objetos, por exemplo, uma pena, uma luva e um brinquedo de plástico. Peça para descrever as sensações de cada toque e tente adivinhar o objeto.
  3. Dobre os bonecos de legumes ou frutas em um saco apertado, após o que a criança deve retirá-los um a um e reconhecer o objeto pelo tato, descrever sua forma, cor e sabor.
  4. Com crianças de 3 a 4 anos, você pode começar a aprender letras e números desenhando contornos e pedindo que adivinhem.
  5. Quebra-cabeças e construtores são considerados um dos melhores meios para o desenvolvimento do pensamento associativo. A criança precisa mostrar como uma imagem ou figura é montada a partir de diferentes partes.
  6. O jogo de associação também é útil para o desenvolvimento sensorial inicial. A criança deve ser capaz de comparar objetos e fenômenos – por exemplo, o travesseiro é macio e o chão é duro, faz frio no inverno e faz calor no verão.

Por que e como desenvolver a inteligência emocional das crianças?

O desenvolvimento sensorial precoce por meio da brincadeira é uma das melhores maneiras de manter um estado psicoemocional normal das crianças na faixa etária mais jovem. Ao mesmo tempo, a atividade competente dos pais e as consultas oportunas de especialistas estabelecem as bases para seu futuro de sucesso.

Texto e fotos de kreativlife.ru.