Início Comportamento Exaustão mental em mães: sinais de que você precisa de uma pausa

Exaustão mental em mães: sinais de que você precisa de uma pausa

123
0
Mother with daughter (2-3) talking on phone and using laptop

É normal que muitas mães hoje experimentem um nível significativo de exaustão mental. Cuidar e educar uma criança não é uma tarefa fácil e requer muita saúde mental para poder fazê-lo. Muitas mães não conseguem lidar com isso e, além de tudo que o lar implica, também trabalham fora de casa.

Sinais de que uma mãe está mentalmente exausta

 Aqui estão alguns dos sinais de exaustão mental que uma mãe pode experimentar:

  • Descanso inadequadado:  A insônia tem um impacto negativo no cotidiano da mãe, que se sente cansada desde as primeiras horas da manhã.
  • Para combater a ansiedade e o estresse excessivo, a mulher em questão come mais do que o necessário e come alimentos não saudáveis  , como doces, frituras ou salgadinhos.
  • Grande dificuldade que uma pessoa tem em conseguir se concentrar. A mulher em questão tem sérias dificuldades em acompanhar uma determinada conversa.
  • A exaustão psicológica faz com que as mulheres comecem a ter certos problemas de memória. É normal, portanto, esquecer onde deixou as chaves de casa ou certas tarefas pendentes.
  • É normal que a ansiedade excessiva e a exaustão mental tornem uma mulher muito mais irritável do que o normal. Ela é muito apática o tempo todo e parece triste.
  •  

O que fazer diante de tanto cansaço mental e emocional

A referida exaustão mental e emocional afeta todas as áreas da vida da mulher,  desde o trabalho até a vida pessoal ou familiar. Se não for tratada, essa exaustão pode levar a certos transtornos mentais. É por isso que é importante delegar certas atividades a outras pessoas, como seu parceiro ou família. 

Também não faz mal e se a economia permitir, contrate um funcionário para ajudar a mãe nas tarefas domésticas. De qualquer forma, a família é uma questão de dois e um certo equilíbrio deve ser encontrado ao realizar as diferentes tarefas dentro do próprio lar.

Em última análise, a maternidade é uma coisa linda, mas não pode ser uma batalha diária. Aproveite ao máximo a família, deixando de lado algumas preocupações causadas pela falta de tempo. Você não pode ser mãe 24 horas por dia, pois o cansaço acaba afetando tanto mental quanto emocionalmente.

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.