Início Comportamento “Os pais deram aos filhos o que não tiveram, mas não deram...

“Os pais deram aos filhos o que não tiveram, mas não deram o que aprenderam” por Içami Tiba

237
0

“Os pais deram aos filhos o que não tiveram, mas não deram o que aprenderam” por Içami Tiba

Em um comentário de Içami Tiba no programa Sempre um Papo, ele fala sobre a necessidade de ensinar aos filhos a meritocracia. Confira abaixo a transcrição da fala de Tiba.

“Os pais pretendem que os filhos sejam poupados do que eles já sofreram, dando-lhes o que eles não tiveram, mas sem lhes dar o que aprenderam, como a luta que travaram para conquistar suas coisas.

Há uma mãe que levou o filho de sete anos para o aniversário de um amigo, e o primeiro levou dois presentes para o evento, o que deixou a mãe do aniversariante muito feliz. Porém, a mãe desse convidado explicou que um dos presentes era para seu filho, senão este não iria querer comprar um presente para o colega.

Muitos pais fazem isso inocentemente, pois ficam com dó do filho não ganhar nada, mas isso não é sustentável, porque o que o filho aprende é que em qualquer aniversário ele também pode ganhar presentes, sendo que o mérito do presente é ser aniversariante, ou seja, a meritocracia tem que existir.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa: Sempre um Papo com Içami Tiba – Sete Lagoas

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.

Como palestrante Tiba também já fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.

FONTE provocacoesfilosoficas