Início Saúde Esta é uma das toxinas mais perigosas que você ingere diariamente e...

Esta é uma das toxinas mais perigosas que você ingere diariamente e não é açúcar e nem sal!

275
0

Conheça uma das substâncias mais perigosas presentes nos alimentos que você consome!

Você ouviu falar no glutamato de sódio? Provavelmente não! Mas saiba que esta substância é muito prejudicial a sua saúde e você provavelmente a consome diariamente.

O glutamato de sódio E621, também chamado de glutamato monossódico ou MSG, é um aditivo normalmente encontrado em praticamente todos os alimentos industrializados. É muito raro encontrar um restaurante no mundo que não use este intensificador de sabor. Atualmente, ele é uma das substâncias mais prejudiciais que consumimos diariamente, sem nem percebermos.

O glutamato de sódio E621 é vendido em forma de um pó cristalino branco e é muito semelhante, em aspecto, ao sal e ao açúcar. Ele também pode ser encontrado na forma líquida. Esta substância possui gosto de sopa de carne e pode ser acrescentado a qualquer alimento para realçar seu sabor. Porém, o que pouco se fala é que o glutamato de sódio aumenta o apetite, levando a uma alimentação exagerada, sem nutrientes, o que pode ocasionar diversos danos à saúde.

A substância estimula as células cerebrais da mesma maneira que as drogas, proporcionando uma condição de vício. Ela é facilmente absorvida pela corrente sanguínea e pelo cérebro, causando uma alteração nos genes responsáveis ​​pelo paladar.

Como já falamos, esse aditivo alimentar é muito comum em diversos produtos alimentícios populares, incluindo salsichas, batatas fritas, sopas preparadas, conservas, cerveja e muitos mais. A dose diária permitida para um adulto é de 1,5 gramas e para crianças menos de meio grama.

O mais espantoso é que mais de 200 mil toneladas desse aditivo são usados anualmente em todo o mundo. Os sintomas comuns de superdosagem desta substância inclui: tontura, enxaqueca, distúrbios visuais, desequilíbrio hormonal, náusea, fraqueza, dor no peito e outros. A presença destes sintomas também é chamada de “síndrome do restaurante chinês”.

Esta substância tornou-se conhecida no ano de 1907, no Japão, pelo cientista Ikeda Kikunae. Ele descobriu que ela melhorava o sabor dos alimentos, principalmente o sabor e o aroma de produtos enlatados, fast food e alimentos congelados.

Este aditivo alimentar muito utilizado ganhou um grande espaço nos últimos anos. Apesar de melhorar o sabor e o aroma dos produtos alimentícios, o glutamato de sódio também ocasiona diversos efeitos colaterais. Ele afeta os receptores na língua, tornando os alimentos mais saborosos do que verdadeiramente são. É por este motivo que torna as pessoas viciadas em alimentos processados ​​como batatas fritas, doces, refeições prontas e outros.

Esta substância traz muito benefícios para as indústrias alimentícias, já que diminui consideravelmente seus custos de produção e também alavanca as vendas.  Sendo assim, da próxima vez que você comprar alimentos, certifique-se quais são os ingredientes usados e evite produtos que contenham E621.

Fonte: naxio