Início Comportamento Época de pandemia: Cuidados que você deve ter ao ir ao mercado

Época de pandemia: Cuidados que você deve ter ao ir ao mercado

740
0

(Já começamos essa postagem dizendo para você:  FIQUE EM CASA! Ela serve somente para casos de extrema necessidade.)

Em tempos de coronavírus, as informações correm soltas pelas redes sociais. Isso é ótimo quando se trata de profissionais que sabem do que estão falando, pesquisam e se importam em passar essas informações adiante. Foi o caso do Doutor Cristian Gollo de Oliveira, médico dos municípios do oeste catarinense.

O ortopedista e traumatologista compartilhou nas suas redes sociais um pouco do conhecimento que vem procurando ter nessa época de quarentena. Ele relata estar lendo muito artigos, tentando entender melhor esse vírus perturbador. A partir disso, ele propôs uma lista com os procedimentos que ele entende serem importantes e estratégicos para quem vai ao mercado em tempos de pandemia.

PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS PARA IR AO MERCADO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

VAI AO MERCADO O MEMBRO DA CASA QUE TEM MENOR RISCO

É importante evitar AO MÁXIMO a exposição de pessoas idosas, com doenças crônicas pulmonares, diabetes, etc. Todas aquelas que se incluem em grupos de risco devem estritamente ficar EM CASA.

COLOCAR ROUPAS ESTRATÉGICAS

É importante que coloque roupas de mangas longas e um calçado confortável, de preferência sem cadarços para evitar ter de amarrá-los.

CONSIDERE SUAS MÃOS CONTAMINADAS

Trabalhe seu cérebro para que ele entenda que suas mãos estão CONTAMINADAS e assim evite que você leve elas até seu rosto e cabelos. Em alguns casos, utilizar máscara ajuda a lembrar disso.

PROCURAR MANTER DISTÂNCIA

Ao chegar ao mercado, passe o álcool gel que eles disponibilizam ou que você levou consigo. E principalmente mantenha distância de 1 metro de outros clientes.

LEVE UMA LISTA DE COMPRAS ESTRATÉGICA

Se você já conhece o mercado em que irá, faça a lista de compras com exatamente tudo que você precisa de acordo com os corredores que você irá. Isso é para que você não fique num vai-e-vem dentro do mercado. Primeiro corredor você precisa pegar verduras, segundo corredor o arroz e o feijão, e assim por diante.

SE PRECISAR USAR O CELULAR

Use o comendo de voz. Evite ao máximo colocá-lo no ouvido e parte do rosto.

PAGUE COM CARTÃO

É importante para evitar receber e ter que dar notas e moedas.

SE FOR DE CARRO

Largue as compras no carro, entre e passe álcool em gel na hora.

CHEGANDO EM CASA

Tire os calçados já na porta de casa. Se tiver como, deixe-os no lado de fora, se não coloque-os para lavar. (Lembre-se aqui que a ideia é você não sair de casa com frequencia, então não há razão para deixar o calçado para uma “próxima saída”).

Depois, retire suas roupas e coloque direto na lavadora. Se tiver quem possa lhe ajudar, peça que a pessoa deixe a tampa da máquina de lavar roupas já aberta para que você não precise encostar, além de fechar e ligar. Depois vá direto para o banho.

HIGIENIZE AS COMPRAS

Depois do banho (ou enquanto você está no banho, caso tenha alguém que possa fazer isso por você), higienize todos os produtos que vieram da rua.

Passe álcool no seu celular e no molho de chaves que utilizou – do carro, da casa. Deixe as chaves perto da porta de saída da casa.

LEMBRE-SE DO MAIS IMPORTANTE

Fique em casa. Essa é a regra. Você somente utilizará das dicas acima se for extremamente necessário!

Para mais informações referentes ao coronavírus e a outros casos de saúde, confira o perfil do Doutor no facebook. Segue a postagem original com suas dicas:

fonte cristian.gollodeoliveira