Início Curiosidades Entenda por qual motivo não sentimos o gosto das coisas quando estamos...

Entenda por qual motivo não sentimos o gosto das coisas quando estamos resfriados

618
0

O nosso paladar depende diretamente do nosso olfato

Você já deve ter passado pela situação de estar gripado e não conseguir sentir o cheiro e muito menos o gosto das coisas. É uma sensação muito desagradável e tudo o que queremos é que este terrível incômodo desapareça o mais depressa possível.

O fato é que muitos não sabem, mas o nosso paladar está diretamente ligado ao nosso olfato. Ou seja, para sentirmos o gosto de algo, é necessário primeiramente sentirmos o seu cheiro. Cerca de 80% do gosto que sentimos dos alimentos dependem diretamente dos nossos receptores olfativos.

As nossas papilas gustativas são responsáveis por sentirmos apenas cinco sabores: doce, salgado, azedo, amargo e o umami. Já o nosso olfato, consegue distinguir cerca de 20 mil cheiros diferentes, o que o torna muito mais sensível. Enquanto mastigamos alguma comida, os aromas da mesma se tornam muito mais intensos e nosso cérebro, unindo o olfato e o paladar, criam o sabor.

Quando estamos gripados ficamos com excesso de muco nas narinas e isso atrapalha a chegada das moléculas de odor até nossos receptores olfativos. Por este motivo sentimos menos o cheiro das coisas e por consequência sentimos menos o gosto também. Os vírus da gripe também interferem na sensibilidade destes receptores, o que faz com que o nosso olfato seja prejudicado, assim como o nosso paladar.