Início Curiosidades Cientistas criam doce que combate cárie

Cientistas criam doce que combate cárie

468
0

Sabor aliado a saúde bucal

Grupo de cientistas alemães está cada vez mais perto de eliminar a má fama dos doces relacionados a cáries. Isso porque os pesquisadores conseguiram criar uma bala sem açúcar, que contém uma bactéria inativa conhecida por Lactobacillus paracasei, capaz de combater os microorganismos causadores da cárie.

O estudo, que foi publicado na revista científica “Probiotics and Antimicrobial Proteins”, contou com a participação de 60 voluntários adultos, os quais foram divididos em três grupos: um grupo que comia doce comum (sem açúcar) e os outros dois grupos que receberam a bala desenvolvida pelos cientistas em quantidades diferentes. Por dois dias os voluntários foram orientados e ingerir a bala quatro vezes por dia, posterior às refeições.

Durante os dias, foi recolhido amostras de saliva dos indivíduos logo após acordarem. Além disso, outros testes foram realizados durante o dia, antes e depois de consumir a bala indicada.

A conclusão do experimento foi que aqueles que ingeriram a bala modificada, com a intensão de combater os microorganismos da cárie, tiveram uma redução significativa das bactérias relacionadas ao problema. Além disso, as balas foram apontadas como saborosas pelos voluntários e não houve apresentação de efeitos colaterais devidos ao seu consumo.  Já o grupo que ingeriu as balar “normais” permaneceram com o mesmo índice de micro organismos relacionados às cáries.

Embora o estudo tenha sido convincente, a bala permanecerá sem ser comercializada, pois ainda há necessidade de novos testes e experimentos com um número maior de pessoas, afim de que a segurança e a confiabilidade do produto sejam verídicas.