Início Comportamento Entenda o motivo pelo qual o segundo filho é sempre mais rebelde...

Entenda o motivo pelo qual o segundo filho é sempre mais rebelde que o primeiro

1267
0

É importante que os pais fiquem atentos no desenvolvimento emocional dos filhos

Quando temos filhos, criamos um certo padrão para educá-los e muitas vezes acontece de um filho receber um tratamento diferente do outro. Quando isso ocorre, nem sempre os pais percebem, porém os filhos nesta situação, costumam adotar um comportamento diferente com os pais. Sendo assim, é necessário que os pais fiquem atentos em relação ao desenvolvimento da personalidade dos filhos, pois o segundo filho pode acabar se tornando mais rebelde e desobediente que o primeiro.

Por que o segundo filho é mais rebelde do que o primeiro?

Quando temos o primeiro filho, somos pais inexperientes, cheios de medos e inseguranças e isso faz com que acreditemos que qualquer coisa pode se tornar muito séria. Desta forma, daremos sempre muito da nossa atenção, carinho e presença. Porém, isso não acontece com o segundo filho, devido já termos mais experiência e conhecimento.

Os pais de segunda viagem já entendem que as quedas irão ocorrer, que as febres serão curadas e que você precisa ser mais rígido quando a criança fizer birra. Os pais também costumam exigir mais responsabilidades do primogênito, dando uma relaxada com as tarefas e deveres relacionadas ao mais novo.

Que tipo de personalidade podem desenvolver os nossos filhos?

O mais velho, normalmente, será muito mais responsável em todos os aspectos. Ele tende a crescer com a ideia de proteger os irmãos mais  novos e ajuda-los de toda forma. Ele entende que é visto como um modelo a ser seguido e por este motivo tenderá a ser mais independente e maduro. Já os filhos mais novos podem ser:

Mais preguiçosos:

Já que o irmão mais velho faz tudo e acaba sempre tomando a frente das situação, o mais novo tende a se sentir confortável e acaba se ficando mais preguiçoso.

Rebeldes:

Os filhos mais novos podem sentir a necessidade de chamar a atenção da família, já que o irmão mais velho pode acabar recebendo mais atenção.

Birras:

Quando a criança vence os pais, uma vez que seja, através da birra, ele sempre fará isso para conseguir o que deseja.

Desobedientes:

O primogênito conhece muito bem as regras da casa que o foram impostas desde que ele era pequenininho e ele sabe lidar muito bem com isso. Porém, os filhos mais novos querem desafiar e mudar estas regras. Por isso eles podem acabar sendo desobedientes e enfrentar os pais.

Atenção:

É importante entender que, da mesma forma que os filhos mais novos podem acabar se sentindo excluídos do vínculo familiar, os mais velhos também podem. Afinal de contas, eles são cobrados constantemente, recebem inúmeras obrigações e responsabilidades e precisam de uma recompensa emocionalmente positiva para não acabar se frustrando.