Início Bem estar Alto risco de contaminação! Conheça os perigos das saladas prontas para a...

Alto risco de contaminação! Conheça os perigos das saladas prontas para a sua saúde

739
0

Alto risco de intoxicação por salmonela

É completamente normal, hoje em dia, irmos ao supermercado e lá encontrarmos pacotes prontos de salada já lavados. Porém, apesar de parecer saudável, tome muito cuidado, pois após estar em refrigeração por 5 dias, esta salada pode estar contaminada.

Alimentos como ovo e peixe, quando contaminados, possuem uma quantidade extraordinária de salmonela, uma bactéria conhecida por causar uma séria intoxicação alimentar.

Atualmente, um novo estudo apontou que outro alimento deve ter nossa completa atenção: a salada vendida em pacotes. Conforme o estudo realizado por cientistas da Universidade de Leicester, na Inglaterra, o líquido liberado a partir do corte da folha da salada permite que a salmonela prolifere consideravelmente na água, mesmo quando a salada está refrigerada.

O resultado deixou os cientistas boquiabertos, pois a bactéria tem uma temperatura ideal para sua proliferação, que é de 37 graus Celsius.

Para identificar este fato, os cientistas analisaram o suco liberado pelas folhas de alface, rúcula e espinafre já cortados, normalmente vendidas em embalagens no supermercado. Após as folhas estarem refrigeradas por cinco dias, a quantidade de salmonela encontrada havia se multiplicado em 2400 vezes.

Além disso, os pesquisadores também detectaram que o suco colaborou para o crescimento na quantidade da salmonela nas folhas. Além disso, este suco contaminou a embalagem.  

Mesmo após lavar a salada em água corrente, ainda assim as folhas não estavam próprias para o consumo.

Os cientistas acreditam que os resultados não devem desencorajar o consumo destes alimentos, porém, é necessário ficar em alerta.

Eles aconselham aos consumidores que evitem comprar pacotes que contenham folhas mistas cortadas, que estejam com a presença de suco visível. Além disso, também indicam que o alimento seja devidamente armazenado na geladeira e que a salada seja consumida o mais breve possível depois de aberta.