Início Ciência Dores físicas causadas por emoções e sentimentos

Dores físicas causadas por emoções e sentimentos

389
0

Você conhece alguém que parece estar sempre se queixando de dores? Dores de cabeça, nas articulações, nas costas, nos joelhos… É claro que para tudo há uma razão, e não seria diferente se tratando disso. O problema é que muitos não percebem que essas dores podem ser resultados de problemas emocionais.

A Dra. Susan Babel, psicóloga especializada em depressão induzida por trauma, relata que é absolutamente possível que as emoções causem dor física. Estresse e ansiedade são apontados em estudos como principais causas de dores físicas oriundas do subconsciente.

Já pensou como seria incrível poder eliminar dores físicas sem precisar estar o tempo inteiro no médico? É claro que nada substitui uma consulta a um profissional – que isso fique bem claro – mas se você for em um psicólogo e conversar com ele sobre suas emoções, também terá um ótimo resultado. Às vezes nossas dores podem, sim, ser curadas mudando nossa mente e nos desenvolvendo internamente.

Para esse desenvolvimento existem muitas técnicas: Ioga, prática de exercícios físicos, meditações em geral, uma boa alimentação com a família, desacelerar a rotina… mas primeiramente é importante você conseguir ter uma noção se a dor é ou não é oriunda de alguma emoção. Para isso, vamos listar algumas dores que podem ser reflexos de problemas emocionais:

DORES MUSCULARES – Podem ser oriundas de emoções como nervosismo.

DORES DE CABEÇA – Estresse é o maior causador dessa.  Tomadas de decisão afetam significativamente nosso cérebro e faz com que nos sintamos cansados, exauridos. Relaxe…

DORES NO PESCOÇO – Dizem que essa dor pode estar relacionada ao poder de perdoar. Você tem perdoado as pessoas importantes pra você? Lembre-se que errar é humano.

DOR NAS GENGIVAS – Associadas a insegurança e falta de compromisso. Reflita sobre o que deixa você se sentir assim.

DOR NO OMBRO – Sobrecarga emocional. Você precisa parar um pouco, respirar, resolver uma coisa de cada vez. Talvez procurar ajuda de um profissional ou de outras técnicas seja bom.

DOR NO ESTÔMAGO – Ansiedade. Se você está tendo dores estomacais sem motivos aparentes, é possível que a ansiedade esteja fazendo isso. E muito possivelmente relacionada a algo que você não está conseguindo digerir na sua vida.

DOR NOS COTOVELOS – Pode estar relacionada a resistência à mudanças.

DOR NOS BRAÇOS EM GERAL – Há algo na sua vida que não lhe deixa seguir em frente? Reflita sobre e procure se livrar de amarras.

DOR NO QUADRIL – A menos que você tenha esbarrado em algum canto, a dor no quadril repentina pode indicar que você está com dificuldade de se adaptar às mudanças.

DOR NOS JOELHOS – Demanda excessiva. Respire e tenha calma, lembre- se de fazer cada coisa a seu tempo.

DOR NOS TORNOZELOS – Há quem associe essa dor a falta de prazer em sua vida. Procure se divertir mais!

IMPORTANTE: Todas as informações neste site são oferecidas apenas para fins informativos e educacionais. Antes de tentar qualquer remédio caseiro ou natural, você deve consultar um profissional. Não faça uso indevido das informações apresentadas.

Texto originalmente publicado em pensarcontemporaneo e adaptado pela equipe do blog educadores.